sexta-feira, 25 de março de 2011

Peixe com soda cáustica?

Lutefisk (lutfisk) (pronuncia-se /lutəfisk/ na Noruega e EUA e /luːtfɪsk/ na Suécia e nas zonas de língua sueca da Finlândia.... né?) é o prato tradicional dos países nórdicos e EUA feito à base de peixe (fisk) branco seco e soda cáustica (lut)!!!!


Segundo a revista Mundo Estranho, para preservar peixes no inverno, os nórdicos mais pobres utilizam essa combinação...peixe e soda cáustica. Geralmente este prato é feito com bacalhau que começa a ser preparado assim: O peixe passa seis dias em água fria e outros dois dias em uma mistura de água com soda cáutica. É claro que esta mistura elimina mais da metade das proteínas do peixe o que deixa a carne com textura gelatinosa (super empolgante...). Aí é só deixar mais seis dias em água e pronto... Garfo e faca nas mãos...e...pode comer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu fico imaginando que hoje, com toda tecnologia e pesquisas que acontecem no mundo inteiro, e todo conhecimento adquirido, ainda assim deve ser arriscado consumir esse tipo de... iguaria não é?
Imaginem antigamente, na época dos vickings, onde nada se sabia mas tudo se fazia. Que gosto, odor e aparência realmente este prato tinha? Quais consequencias eram decorrentes da ingestão deste prato tradicional...

E pensem, se na verdade, essa técnica era realmente para conservar o peixe ou para matar o inimigo depois de uma jantar amigo?


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

3 comentários:

Fabio Bertolasi disse...

Dear Dani, estou colocando no meu blog alguns videos "caseiros" que criei,espero que goste e ajude-me a divulga'-los! Beijao Fa

dg_gd disse...

Olá! Por acaso acabei entrando no seu blog, e achei uma tremenda coincidência! Primeiro, o post sobre o Lutefisk; peixe amado ou odiado pelos noruegueses. Morei lá por sete anos, voltei em 2010, e era uma das amantes dessa iguaria, servida com purê de ervilhas e bacon, tem sua época própria e também é prato comum em muitas mesas no Natal. Já a segunda coincidência, é a de você trabalhar no Mais Você como produtora culinária. Não possuo formação específica em Gastronomia nem em Nutrição, apesar de atuar na área. Me inscrevi no Super Chef, e vi que abriram novas inscrições... Mas e as pessoas inscritas até 28 de fevereiro? Fiquei um pouco decepcionada, mas acho que vou mandar nova inscrição... Bom, adoro blogs sobre a gastronomia, curiosidades, fotografia gourmet, e com certeza, vou passar a acompanhar seu blog! Ah, e assim como lutefisk, o "smalahove" também é uma tradição por lá, bem gostoso, apesar da aparência. Dê uma procurada no google imagens para você ver! Beijos, Denise Guerschman. PS: Te enviei uma solicitação no facebook ;)

Flávio Maia disse...

Querida Dani,
Sou assinante da Mundo Estranho. Achei tétrica essa matéria que ela fez. Não tinha só o peixa na soda cáustica, mas tinha o licor de rato e outras coisas muito podres...
Acho que a revista não precisava disso.