sábado, 2 de abril de 2011

Café com sal... Vai um ai?

Em todo o mundo, o café normalmente é degustado puro, com açúcar ou adoçante (para quem se preocupa com calorias ou tem restrições alimentares). E seus acompanhamentos seguem a mesma linha doce, como petit-fours, bolachas, chocolates, etc.

Contudo, o oposto é a mais nova novidade do mundo barista e parece ser de torcer o nariz, pelo menos para os ocidentais. Mas a busca pela potencialização do sabor do café está dando força à moda do café salgado em Taiwan. A 85ºC BAKERY CAFE, a maior e mais famosa rede de cafeterias do país, tem o café com sal como seu principal produto. Para o povo de Taiwan, que tem como traço marcante a mistura de sabores e o hábito de jogar sal nas frutas para destacar sua doçura, o novo ingrediente não parece nenhuma grande inovação. Segundo os especialistas locais, o segredo do sucesso é a sequência de sabores que a bebida proporciona.

No drink, chamado Sea Salt Coffe, o sal não é jogado direto na xícara de café. Ele é adicionado a uma espuma de café ou a uma espécie de chantily. O sal utilizado é o marinho não refinado, que contém mais minerais e é mais benéfico à saúde.

Segundo Cathy Chung, porta voz da rede, a reação do público foi uma agradável surpresa, chegando a vender 700 copos por dia em cada unidade. Um aumento de até 30% das vendas antes do lançamento. A rede 85ºC Bakery Cafe tem 55 lojas em Taiwan e na China, 4 na Austrália e uma nos Estados Unidos.

Vejam o site oficial da cafeteria aqui.


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: