quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cebolas


O grande problema da cebola branca é o fato dela deixar o hálito esquisito. Por isso, naquela preparação peruana, ceviche, onde os pedaços de peixe crus são mega temperados com limão e cebola crua, estas cebolas cruas utilizadas são as deliciosas cebolas roxas...

E pasmem, depois de petiscar os ceviches, há quem beba o tempero (limão, cebola crua e às vezes até um destilado) pois tem a fama de deixar a pessoa mais disposta, com mais energia para um encontro romântico...
Quem diria, uma preparação que leva cebola crua é recomendada para..."namorar"!

Existem três tipos de cebola, as amarelas que são as mais consumidas no Brasil, as roxas, escolhidas como preferidas em muitas comunidades, por ter sabor mais suave e as brancas, com sabor mais forte.

Se você tiver cebola roxa fácil de encontrar na sua cidade ou bairro, prefira-as no lugar das brancas. Elas têm o poder de reduzir o colesterol ruim (LDL). Um estudo chinês, da Universidade de Hong Kong mostrou que a cebola roxa reduziu em 20% os níveis de LDL em oito semanas! Os pesquisadores dizem que o sulfóxido de cisteína (substância responsável pelo sabor e ardência dos olhos) e os esteróides (presentes no vegetal) diminuem a quantidade de colesterol absorvido nos alimentos durante o processo digestivo.

Bom, outra coisa legal é saber que a cebola roxa tem baixo valor calórico, é rica em minerais e vitamínicos, além de cálcio e magnésio. Enquanto a cebola branca também apresenta alto valor nutriente, a diferença entre elas está na diminuição da gordura no sangue, responsável pelo pigmento chamado antocianina. A substância inibe uma enzima que participa da síntese de colesterol no fígado, além de aumentar sua eliminação do organismo.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: