domingo, 17 de abril de 2011

Conheça o Frozen Yogurt

Uma matéria publicada ontem (15) pela revista Época, e muito bem escrita pela Laura Lopes, mostra o outro lado dos saudáveis Frozen Yogurt que a grande maioria das pessoas desconhece.

As lojas especializadas em frozen yogurt se multiplicaram no último ano – 79 redes foram criadas em 2010 – e o segmento movimentou quase R$ 76 bilhões neste período. O crescimento superou todos os outros tipos de franquias dentro do ramo da alimentação. Mas o que se oferece ao consumidor não pode ser chamado de frozen yogurt, segundo a Proteste Associação de Consumidores. A entidade avaliou oito marcas do produto vendidas em São Paulo para checar se, como sugere o nome em inglês, elas seriam compostas de "iogurte gelado". Apenas uma – Yogen Fruz – continha o número mínimo de bactérias por grama para ser classificado como iogurte. Foram "reprovadas" as marcas Yogolove, Yoggi, Yogoberry, Yoforia, Tutti Frutti Frozen Yogurt e Bendita Fruta. Já a Yogofresh não apresentou iogurte no produto, segundo o teste. A Proteste sugere, então, que os produtos reprovados sejam chamados de sorvete à base de iogurte.

As empresas se defendem dizendo que, uma vez que o mercado de frozen yogurt é muito recente no Brasil, ainda não há uma regulamentação específica para o gelado. Ou seja, não se trata de um iogurte frozen (congelado), ele é apenas ingrediente de uma receita, às vezes a principal matéria-prima.

O teste feito pela Proteste foi encaminhado ao Ministério Público do Rio de Janeiro, que já estava apurando a falta de informação adequada aos consumidores. O promotor responsável está chamando as empresas para assinar um termo de ajustamento de conduta (TAC) para que se comprometam a informar que o produto é um sorvete à base de iogurte e que forneçam informações nutricionais detalhadas no interior de suas lojas. Yoggi, Yogolove e Yoforia estão prestes a assinar o TAC.

Seguem as respostas das empresas "reprovadas":

Yogofresh

De acordo com a legislação brasileira, não existe uma lei específica para o tipo de produto frozen à base de iogurte. Sendo assim, classificamos sem embasamento legal a avaliação constante da avaliação da Proteste. O sorvete é classificado como gelado e comestível na subcategoria 2.2.1.3, a qual define quantidade mínima de gordura em 3%. Vale ressaltar que o produto Yogofresh possui 0% de gordura, não podendo o mesmo ser classificado nessa subcategoria, como a própria matéria atesta. Aliás, conquanto a distorcida avaliação acabe por pretender colocar o Yogofresh em situação distinta dos demais, atribuindo-lhe isoladamente a classificação como 'apenas sorvete', o laudo anexado ao inquérito civil pela Proteste não faz essa distinção, classificando nosso produto, a exemplo de todos os demais à exceção do Yogen Fruz (que tem quase o dobro do nosso índice de açúcar), como sorvete à base de iogurte, sendo certo que a última promoção do Ministério Público após o laudo do Proteste também nos coloca em idêntica situação. Nosso produto continua sendo um produto saudável, de baixo índice glicêmico – metade do percentual de açúcar comparado à concorrência –, baixas calorias e zero gordura. Ele será certificado pela mais importante esfera governamental do setor.

Yogoberry

Nosso produto passa por um rígido controle de qualidade. O frozen yogurt da Yogoberry é um alimento saudável de baixa caloria, com zero de gordura e que utiliza o iogurte como sua principal matéria-prima. Em função do alto número de vendas na rede Yogoberry, o frozen yogurt permanece menos tempo nas máquinas, desacelerando o processo de proliferação dos lactobacilos. Em contrapartida, a Yogoberry, que já realizava estudos para aumentar o nível de bactérias lácticas a 107 UFC/g, desenvolveu uma maneira para alcançar a percentagem apontada no teste. Em um mês todos os frozens da marca já estarão com a nova contagem de lactobacilos. Ainda assim, nosso produto garante os mesmos benefícios do alimento, tendo em vista que utilizamos um alto nível de iogurte em nossa fórmula.

Bendita Fruta

O frozen yogurt da Bendita Fruta possui 2g de gorduras totais, 0% de gordura trans e zero% de gorduras saturadas em 100g de preparado. É possível que tenha ocorrido uma oscilação momentânea de 0,64g de gordura total, em função da utilização de fornecedor de iogurte natural diferente do habitual. Garantimos que o produto oferecido aos clientes possui a qualidade esperada e adequada ao tipo de alimentação a que se propõe. A Bendita Fruta disponibiliza aos seus clientes nas lojas uma tabela com os dados nutricionais do produto, na qual é indicada a presença de carboidratos, proteínas e gorduras totais em sua composição. Passaremos a divulgá-la no site e a destacar que o frozen yogurt possui sacarose, lactose e não contém glúten. O frozen yogurt da Bendita Fruta possui iogurte natural na sua composição. Medidas serão tomadas para dar maior visibilidade aos consumidores a respeito da composição do nosso frozen yogurt.

Yoggi

O Yoggi, pioneiro no segmento no país, sempre foi transparente com seus clientes e jamais omitiu informações ou forneceu dados incorretos sobre seus produtos. Todas as informações reveladas pelo Proteste estão alinhadas com as que são passadas pela empresa ao mercado em suas lojas, sites, materiais de divulgação e outras mídias. A empresa esclarece, também, que o mercado de frozen yogurt é tão recente no Brasil que ainda não conta com regulamentação específica. A rede é a única no país que possui fabricação própria, um núcleo de desenvolvimento e qualidade, além de uma parceria com uma consultoria internacional de sorvetes e lácteos. O Yoggi se coloca à disposição de seus clientes, imprensa e técnicos do Proteste para mais esclarecimentos.

Yogolove

Nos EUA, onde o frozen yogurt se difundiu, existe uma regulamentação para que o produto seja considerado como tendo propriedades de iogurte, isto é, culturas lácteas vivas. Eles estabeleceram um mínimo de culturas vivas para que pudesse colocar um selo indicando "contém culturas vivas". Os produtos que não atingem esse número de culturas continuam chamando seus produtos de frozen yogurt, porém não podem colocar o selo. No Brasil ainda não existe uma regulamentação. O teste da Proteste é valido, porém não tem como objetivo estabelecer um padrão para nosso mercado e sim constatar aquilo que sempre informamos para nossos clientes "o frozen yogurt é um sorvete a base de iogurte natural". A palavra frozen yogurt é uma palavra comercial e não pode ser traduzida ao pé da letra como "iogurte gelado", pois mesmo nos países que difundiram o frozen (EUA e Coréia do Sul) diversos deles não têm culturas vivas e são chamados de frozen yogurt. O grande problema foi que no Rio de Janeiro muitas lojas não informavam a composição do produto ou criavam confusão na cabeça do cliente dizendo "o que é o iogurte" ou com frases "não é sorvete", como se o produto tivesse as mesmas propriedades de um iogurte ou não fosse um sorvete, o que sabemos não ser a realidade. A grande contribuição desse processo que estamos passando com a proposta do Ministério Público da qual somos signatários, é informar corretamente ao cliente o que ele está consumindo sem criar confusões ou mal entendidos. Utilizamos além do iogurte em pó, que quase todas utilizam, iogurte fresco (20% da composição) que confere uma contagem de culturas bem maior que nossos concorrentes além de aspectos de sabor, aroma e textura diferenciados.

Yoforia

Afirmou que postaria no blog yoforia.blogspot.com uma resposta aos clientes. Mas até o fechamento desta reportagem, ainda não havia publicado. O último post é de junho de 2009.

A Tutti Frutti Frozen Yogurt foi procurada pela reportagem, mas não retornou o contato.

Para nós, vale ficar atento aos nossos direitos e às novas narmas de informações.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: