segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nhoque de Batata Doce!

Neste fim de semana fiquei em São Paulo, em casa, com minha mãe, Célia.
No sábado, logo pela manhã ela me disse que estava com muita vontade de fazer Nhoque de Batata Doce para o almoço de domingo. Nunca tinha feito, mas queria testar uma receita inventada. Fomos ao supermercado e compramos os ingredientes.
No domingo o nhoque foi feito e surpreendentemente ficou maravilhoso!!!!
Muito suave e delicado. Facílimo de fazer, leva poucos ingredientes e é mega saudável. Por isso, anotei a receita e repasso abaixo.



Receita de Familia - Nhoque de Batata Doce da D. Célia

Ingredientes
- 600 g de batata doce com casca
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 claras
- 2 colheres (sopa) de ricota defumada ralada (se quiser substitua por queijo parmesão ralado)

Modo de Preparo:
1 - Descasque as batatas doces e cozinhe em banho-maria (receita original) ou no microondas até que fiquem macia. Amasse com um garfo ou no amassador de batatas. OBS: a batata doce é bem seca e por isso, na hora de amassá-la ela é maisdura que a batata comum.
2 - Coloque a batata doce amassada em uma tigela e junte 2 claras e amasse bem com as mãos. Polvilhe a farinha de trigo e a ricota defumada (ou parmesão ralado) até ficar uma massa lisa e homogênea.
3- Pronto!!! Faça os nhoques como de costume (faça rolinhos e corte os rolinhos em bolinhas pequenas) e cozinhe em água fervente. Assim que os nhoques subirem, coloque-os em uma travessa com molho de tomate e sirva polvilhado com queijo parmesão.
4 - Agora é só repetir o prato!!!!!
Hummmm!!!!

Bom, curiosa que sou, fui em busca de informações a respeito da batata doce.... e ela me surpreendeu. Dê uma olhada.

BATATA DOCE

A batata-doce é originária da América Central. Desenvolve-se na extremidade da raiz de uma planta rasteira. É idêntica às batatas comuns, mas, por ser rica em açúcar, tem um sabor doce e uma consistência farinácea.
Os quatro tipos de batata-doce que existem distinguem-se pela cor, cuja intensidade está diretamente relacionada com a percentagem de beta-caroteno – utilizado pelo nosso organismo para produzir vitamina A – que possuem, e pelo sabor. A branca é seca e não muito doce. A amarela apresenta um grau de doçura superior. A roxa é mais agradável e, por isso, a predilecta para os doces. Há ainda a batata avermelhada. Algumas possuem o formato clássico de uma batata, arredondado, outras são mais compridas e afuniladas.

A batata-doce é rica em calorias, hidratos de carbono, vitaminas A, B1 e B5, e sais minerais: cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Apenas 100 gramas de batata-doce contêm uma quantidade de vitamina A equivalente a 23 quilos de batata comum! As folhas também são nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura.
A vitamina A é essencial para a saúde dos olhos, da pele e do aparelho respiratório. As vitaminas do complexo B regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Os minerais contribuem para a formação dos ossos e dos dentes, sendo ainda auxiliares da regeneração sanguínea

É bom lembrar que é melhor cozinhar ou assar as batatas com casca, podendo também ser fatiada em rodelas e frita.. As suas propriedades antioxidantes estão especialmente presentes na casca, correspondendo ao triplo da atividade verificada na polpa, independentemente da sua cor. Se for cozida no vapor, conserva todas as características. Se cozinhar na água, acabam por perder-se alguns nutrientes, e principalmente as vitaminas. Ao ser assada, assegura-se a manutenção de grande parte dos nutrientes; todavia, adquire o sabor dos alimentos que a acompanham.

A batata-doce oferece alguns benefícios para a saúde, principalmente o que se refere ao combate da obesidade (pelo elevado grau de saciedade que proporciona), da arteriosclerose e da hipertensão arterial.
(fonte: Rua Direita)

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você


Nenhum comentário: