sábado, 21 de maio de 2011

Evento gastronômico no RJ

Novidades na Lagoa - RJ

A chef pernambucana Adriana Didier, do badalado restaurante Beijupirá, chega ao Rio para pilotar três jantares, de 26 a 28 de maio, no Complexo Victoria, no Jockey Club. O chef Marcones Deus, que comanda a casa, recebe a amiga Didier para preparar um menu que mescla os sabores do nordeste com a gastronomia contemporânea.

Adriana fez história na gastronomia brasileira. Há 20 anos à frente das caçarolas do Beijupirá, em Porto de Galinhas, a renomada chef se destaca pelo capricho, originalidade e ousadia de seus pratos. "Gosto de definir o que faço como 'mixira', palavra indígena que significa 'mistura'. Mesclar temperos de culturas diferentes é mais que um ato de criação, é uma manifestação de amor, e entrega à inspiração e à intuição.", diz Adriana. Os frutos do mar são o carro chefe do cardápio. Uma grande variedade de peixes, camarão, lagosta, vôngoles e polvo aparecem em receitas frutadas, que abusam de temperos aromatizados.

Adriana e Marcones preparam um cardápio especialmente para o evento.

De entrada: Frevo baiano – cavaquinha com brounoise de manga, caju e castanha, ovas de massago e cebola roxa perfumada com cachaça e coentro e Brumble de aratu – aratu cozido no leite de coco e servido com farofa de cuscuz com especiarias. O prato é um dos mais pedidos pelos freqüentadores da Pousada Aldeia Beijupirá, em Alagoas por ser feito com o aratu, um caranguejo de espécie rara com coloração avermelhada típico desta região.

Como prato principal, Poty da província – camarões puxados na manteiga de alho, polvilhado com farinha crocante e arroz com passa de caju e Ventos do nordeste – mignon de sol com requeijão manteiga e cebolinha confit, perfumados com bacon ao mel de engenho e banana da terra grelhada.

Para finalizar, as sobremesas: Deus, o diabo e uma freira no meio – doce de leite, creme de limão e o tradicional biscoito de Olinda feito pelas freiras beneditinas do Mosteiro de Nossa Senhora do Monte. O delicado biscoito de massa fina feita de trigo é conhecido com “bricelet”, uma receita de origem suíça do século XVI e o Bahia dos meus pensamentos – cuscuz de tapioca com baba de milho verde, chips de coco e sorvete de canela. O jantar custa R$ 120,00 por pessoa (não inclui serviço e bebida).

Que tal?

Serviço:
Nome: Victoria

Endereço: Rua Mário Ribeiro, nº 410 – Lagoa
Telefone: 2540-9017 / 2512-7115

Mais infos: marianagama@plano1comunicacao.com.br


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: