quarta-feira, 18 de maio de 2011

Melancias explosivas!

De tanto que os homens mexem na agricultura, colocam fertilizantes, pesticidas e agrotóxicos, as melancias estão explodindo e os chineses acham misterioso! Olha só esta notícia do Estadão....

Fazendeiros no leste da China estão perplexos após melancias de suas plantações terem começado a explodir.
Uma investigação feita pela mídia estatal chinesa revelou que milhares de metros quadrados de plantações estão sendo perdidos por causa do problema.
Um programa da Televisão Central da China atribuiu o problema ao uso excessivo de um produto químico que ajuda a fruta a crescer mais rápido.
Mas especialistas em agricultura não foram capazes de explicar por que frutas que teriam sido cultivadas sem produtos químicos também explodiram.
Eles mencionaram as condições climáticas e o tamanho anormal das frutas como possíveis causas.

Sementes Importadas
De acordo com a agência chinesa de notícias Xinhua, 20 fazendeiros de uma cidadezinha na província de Jiangsu plantaram sementes de melancia importadas do Japão. Dez deles disseram que suas frutas tinham começado a explodir.
O agricultor Liu Mingsuo disse à Xinhua que mais de dois terços de suas frutas haviam explodido. Ele contou que, no dia 6 de maio, aplicou um produto químico para estimular o crescimento das frutas. Liu disse que, no dia seguinte, mais de 180 melancias explodiram.
Porém, segundo relatos, do grupo de dez fazendeiros cujas frutas explodiram, Liu teria sido o único a usar produtos químicos para ajudar o crescimento das melancias.
Outro fazendeiro, Wang Dehong, que vem cultivando melancias há 20 anos, não consegue entender por que suas frutas teriam explodido. Ele disse não ter usado produtos químicos.
A China aprovou o uso de produtos que estimulam o crescimento em quantidades limitadas. Até o presente, testes mostram que o produto usado pelos fazendeiros é seguro, informou a Xinhua.
Entretanto, à medida que aumenta a preocupação do público com segurança em alimentos, especialistas defendem a introdução de um sistema de controle de qualidade, detalhando cada estágio da cadeia alimentar e mantendo o público informado. 
 
Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: