terça-feira, 17 de maio de 2011

Espumante brasileiro com medalha de ouro!

Parabéns!
O Brasil conquistou a sua primeira medalha de ouro no International Wine Challenge 2011, um dos concursos de vinho mais prestigiado e influente do mundo. Os resultados foram anunciados na Feira Internacional do Vinho (LIWF, na sigla em inglês) nesta terça-feira (17/05), em Londres, na Inglaterra, consagrando o espumante Grand Legado Brut Champenoise, da vinícola Wine Park, como o primeiro rótulo brasileiro a receber ouro no concurso, disputado por mais de 12 mil amostras de 48 países.

Das 36 amostras enviadas de vinhos brasileiros, 69,4% foram premiadas, somando 25 medalhas. Um crescimento de 150% em relação ao ano passado. No Desafio 27 do concurso, em 2010, foram enviadas 32 amostras de vinhos e espumantes, que resultaram em 10 medalhas para os rótulos nacionais.

Além da inédita medalha de ouro, quatro produtos receberam medalha de prata (no ano passado, apenas um rótulo ganhou prata), cinco medalhas de bronze (em 2010, foram três bronze) e 15 vinhos e espumantes brasileiros ganharam Menção Honrosa (na edição passada, foram seis).

“É uma conquista incrível, um reconhecimento muito importante para as vinícolas brasileiras”, afirma a gerente de exportação do projeto Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. “É emocionante ganhar o primeiro ouro no Wine Challenge, surpreendendo a organização do evento, que achava que iria demorar mais para isso acontecer”, destaca.

As vinícolas premiadas foram: Aurora (4 medalhas), Basso (3), Salton (3), Wine Park (2), Geisse (2), Pizzato (2), Serra Gaúcha (2), Domno (2), Góes e Venturini (1), Miolo (1), Lidio Carraro (1), Don Giovani (1) e Santo Emílio (1).

A participação brasileira no Wine Challenge foi organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), ocorreu a primeira participação de um jurado brasileiro do concurso. Foi o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, que já foi convidado para ocupar uma vaga entre os degustadores no próximo ano...Quem sabe eu também vou!!!!


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: