terça-feira, 17 de maio de 2011

O gengibre

No próximo mês, começamos as festas juninas, com pipoca, bolos de fubá, doce de abóbora, paçoca...huummm...adoooro Festa Junina e os mais diversos tipos de quentão, com morango, limão, frutas diversas, e o tradicional só com gengibre. Aliás, gengibre é um alimento que não falta lá em casa. Meus pais todas as noites fazem o famoso chá de gengibre. Eu tomo um bule inteiro!

Aproveitando este frio que chegou nesta semana, e as tosses que acompanham este período, achei oportuno lembrar a todos a existência deste tubérculo! Aliás, além de muitos benefícios, o gengibre também tem o poder de ajudar na eliminação de toxinas e.....peso!!! Sim, ele pode ser nosso aliado na luta contra a balança!

O gengibre é rico em proteínas, vitamina C, B3 e B6, cálcio, ferro, selênio e zinco, é usado há vários séculos na Ásia, pois ajuda no tratamento contra náuseas, dores de cabeça, congestão no peito, gripe, diarréia, dor de estômago, doenças nervosas, reumatismos e auxilia no tratamento da rouquidão e dor de garganta. Age como antiinflamatório em doenças reumáticas como osteoartrose e artrite reumatóide.

Que tal incluí-lo no seu dia-a-dia?

O Chá

Normalmente o chá de gengibre é muito usado para tratamento de resfriados, gripes e tosses. Também é muito consumido nos restaurantes japoneses, devido o gosto marcante e da alta ação digestiva. E agora com essa função de ajudar na perda de peso.....

Lá em casa fazemos assim:

1 litro de água
1 pedaço grande de gengibre descascado

Ferva em água o gengibre descascado por 5 minutos.. Coloque em um liquidificador e bata por 30 segundos. Volte para a panela e cozinhe por mais 5 minutos. Coe e transfira para um bule.
É forte sim, mas se não gostar puro, coloque mel, limão, açúcar mascavo...Só vai te fazer bem!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: