quarta-feira, 25 de maio de 2011

Você sabe para que servem os diferentes tipos de arroz?

Noventa por cento das calorias do arroz vêm dos carboidratos. Meia xícara de arroz cozido representa uma das 6 a 11 porções diárias de carboidratos recomendadas pelos nutricionistas. O arroz integral é significativamente mais fibroso, com 1,6g de fibras por meia xícara, em comparação com 0,03g da mesma quantidade de arroz branco.

O conteúdo de proteína de arroz, entre 2,0 e 2,5mg por meia xícara, fica abaixo de outros cereais, mas o equilíbrio de aminoácidos supera os outros tipos de grãos.

As variedades de arroz enriquecidas contêm ferro e vitaminas do complexo B, e quando combinado com feijão e outras leguminosas, como ervilha ou lentilha, transforma-se em rica fonte de proteína.

Como é de fácil digestão, é útil para restabelecer as funções intestinais depois de uma crise de diarréia, e muito raramente provoca alergias.

Diferentes tipos:

Arroz polido

Conhecido como arroz branco seus grãos podem ser curtos, médios, longos ou redondos. O arroz curto e arredondado é mais utilizado pela culinária oriental e para fazer arroz doce. O grão médio pode ser usado em receitas salgadas ou doces, especialmente indicado para risotos. O arroz longo é o mais utilizado nas preparações salgadas. No processo de beneficiamento, para ficar branco, o arroz perde a casca e a película, onde está concentrado a maior parte dos minerais e das vitaminas. Com isso, restando poucos nutrientes no grão.

Arroz parboilizado

É um arroz de grão longo submetido a cozimento sob pressão, antes do beneficiamento. Os nutrientes estão presentes no centro do grão. Suas principais vantagens em relação ao polido são maior valor nutritivo e maior rendimento. Sofre um processo hidrotérmico aumentando o valor nutritivo.

Integral

Uma película preserva seus nutrientes. Tem o sabor rústico. No cozimento, ele pede mais água que o arroz branco.

Arbóreo

Italiano, é arredondado, grosso e branco. Ideal para risotos. Tem o cozimento mais rápido que os outros italianos.

Selvagem

Apesar de levar nome de arroz, é uma erva. Tem sabor amendoado, demora mais tempo para cozinhar e vai bem em saladas ou com arroz basmati.

Japonês

Seus grãos são menores e a quantidade de amido é alta. O sushiman Jun Sakamoto usa o tipo Koshihikari nos sushis.

Basmati

Arroz indiano de grãos longos e com sabor delicado, que lembra ervas e especiarias. Seu preparo leva só água e sal.

Bomba

Arroz espanhol de grão curto, rico em amido, usado nas paellas. Também é bom para preparar risoto ou arroz doce.

Carnaroli

Também italiano, deixa o risoto mais al dente. Seus grãos são um pouco mais compridos que os outros tipos italianos.

Jasmim

De grão longo, esse arroz é típico tailandês. Perfumado e gostoso como o basmati. Fica melhor quando feito no vapor.

Vialone Nano

Italiano que tem mais amido que outros italianos. Vai bem em risotos e minestrones.

Preto

Versão brasileira do arroz que teve origem na China. O gosto lembra o pinhão e castanha. Muito bom para fazer paella, risoto, salada...

Vermelho

É o arroz integral do parboilizado, rico em fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais. Possui um sabor amendoado e cor exótica, além de ser um alimento altamente saboroso.

Qual vocë prefere?

(fonte: Folha)

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: