terça-feira, 24 de maio de 2011

Paella do Antonio Banderas

A Paella surgiu na Espanha, no séculos XV, na região de Valência, situada na costa leste. Os camponeses saiam para trabalhar no campo levando apenas arroz, óleo de oliva e sal. Usavam para cozinhar uma panela redonda, rasa, com 2 alças, a qual chamavam de "Paella". O formato facilitava o cozimento do arroz e dos ingredientes, por ficarem distribuídos por igual. Atualmente esta panela também é conhecida como "paellera", principalmente para diferenciar o utensílio do prato.

Além do arroz eram adicionados ingredientes típicos do campo, tais como carne de caça, principalmente lebre e coelho, vagem e ervilhas. O ingrediente que mais caracteriza a Paella é o açafrão - especiaria retirada de uma flor, que dá ao arroz o colorido amarelado.

Passado o tempo foram acrescidos outros ingredientes, principalmente os frutos do mar. Hoje, há uma diversidade de receitas e a Paella Valenciana passou a ser um prato misto, composto de carnes e frutos do mar.
Dizem também os historiadores que a palavra “Paella” surgiu quando os trabalhadores voltavam para casa nos finais de semana e em homenagem às suas esposas preparavam o prato. A origem do nome seria “Para Ellas”. Acho uma versão muito romantica para a época. Os soldados, cansados, preparavam um prato para suas esposas???

Enfim, hoje, a Paella do Antônio Banderas. Um prato rico em nutrientes, fácil de fazer, mas requer uma paelleira e cuidado na hora do cozimento dos ingredientes. Prato bom para ir fazendo, tomando um vinho e batendo papo!!!

A receita...

PAELLA DO ANTONIO BANDERAS


INGREDIENTES
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 3 tomates sem sementes picados
- 100 g de pimentão vermelho picado
- 100 g de pimentão verde picado
- ½ kg de peito de frango em pedaços
- 1/2 kg de filé mignon em cubos
- 2 xícaras (chá) de arroz carnarolli ou arbório
- 6 xícaras (chá) de caldo de camarão, frango ou carne
- suco de 1 limão
- sal a gosto
- 4 dentes de alho picados
- açafrão a gosto
- salsinha picada a gosto
- 1/2 kg de camarão médio limpo, temperados com sal e pimenta do reino
- 10 lagostins, temperados com sal e pimenta do reino

- 12 camarões grandes pré-cozidos
- tiras de pimentão verde e vermelho

MODO DE PREPARO:
Em uma paelleira (panela especial para paella), em fogo médio aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e coloque 3 tomates sem sementes picados, 100 g de pimentão vermelho picado e 100 g de pimentão verde picado e doure.

Junte ½ kg de peito de frango em pedaços, 1/2 kg de filé mignon em cubos ( se quiser coloque também carne de porco em cubos) e doure também.

Afaste as carnes douradas até as bordas da paelleira e no centro coloque 2 xícaras (chá) de arroz carnarolli ou arbório. Deixe dourando até pegar um pouco no fundo da paelleira (isso dá um gosto bem especial).

Depois de quase grudar no fundo da paelleira acrescente 6 xícaras (chá) de caldo de camarão, frango ou carne, suco de 1 limão e sal a gosto. Junte 4 dentes de alho picados amassados em um pilão com açafrão e salsinha picada e cozinhe por 10 minutos.

Passado este tempo coloque 1/2 kg de camarão médio limpo e 10 lagostins a gosto, cozinhe por 5 minutos.

Quando o arroz estiver cozido, mas ainda ‘al dente’, apague o fogo, coloque 12 camarões grandes pré-cozidos, tiras de pimentão verde e vermelho, tampe a paelleira com papel alumínio e deixe terminar o cozimento por 10 minutos. Retire o papel alumínio e sirva em seguida.



Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: