segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dicas para comer com menos sódio

A enquete da semana passada perguntou Você acrescenta mais sal no seu prato na hora de comer?
Tivemos 23% das pessoas que disseram que sim, acrescentam e 76% que não.

Eu achei o máximo esse resultado e digo que até me surpreendi com as respostas. A facilidade em obter informação sobre qualquer assunto hoje facilita nosso dia-a-dia e as pessoas se tornaram mais conscientes do que faz bem e do que faz mal.

Sal é necessário para o funcionamento do organismo. Eliminá-lo não é uma atitude bacana, mas a quantidade necessária é bem menos do que gostaríamos. Por dia, é recomendado o consumo de 1,5 g, o que está computado sal que salpicamos na salada e sal dos próprios alimentos...Só por curiosidade, o consumo médio na Grã-Bretanha é de 8,6 gramas por dia e 10 g nos EUA. Muito, não é?

O Ministério da Saúde (MS) junto com associações que representam os produtores de alimentos processados assinaram este ano um termo de compromisso que estabelece um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos, começando por massas instantâneas, pães e bisnaguinhas.

O objetivo é reduzir o consumo excessivo de sal (cerca de 40% do sal é composto de sódio), que está associado a uma série de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres.

O documento define o teor máximo de sódio a cada 100 gramas em alimentos industrializados. Algumas metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2012 e aprofundadas até 2014. No caso das massas instantâneas, a quantidade fica limitada a 1.920,7 miligramas (ou 1,9 grama), até 2012. Isso representa uma diminuição anual de 30%.

Mas você também pode se ajudar e mudar algumas atitudes, enquanto a quantidade de sódio nos alimentos ainda não chegou ao nível correto.

Evite alimentos processados - Vegetais frescos, carne e peixe de água doce não contém sal, ou têm baixas doses de sódio, enquanto comida processada, como sopas em pó e refeições congeladas têm bastante sódio. Se não tiver acesso a vegetais frescos, então enlatados livres de sódio ou com pouco metal são a segunda melhor escolha.

Leia sempre os rótulos – saiba o que você está comprando e o que vai comer. Desenvolva o hábito de ler os rótulos para ver as taxas de sódio.

Retire o sódio da superfície da comida – Se você vai utilizar alguma conserva tipo cogumelos, azeitonas, aspergos, retire a água da conserva e lave o alimento. Evite comprar biscoitos salgados sem aquele sal na superfície. Se ele tem sal na superfície, não tem na massa e assim fica mais fácil retirá-lo na hora de comer!

Faça seu próprio tempero – Evite comprar temperos prontos. Nada mellhor que você fazer o seu próprio tempero. Assim, você saberá realmente o que está comendo. Para produtos que incluem um sachê de tempero, o sachê pode ser usado em parte ou descartado fechado. Por exemplo, os macarrões instantâneos (Miojo) são até saudáveis, se você eliminar o sachê de tempero.

Dilua o sódio das preparações – Não compre estas sopas em pó ou enlatadas, mas se você já tem na sua despensa, uma dica é fazer a sopa e aumentá-la com batata, cenoura e outros legumes. Assim o sódio fica mais diluído e a sopa mais nutritiva

Abuse da pimenta e outros temperos – Vá aos poucos incrementando sua refeição com outros temperos, frescos ou secos. E aos poucos diminuindo o sal.

Água sempre – em qualquer ocasião, hora e momento, beba água. Ela será sempre sua melhor aliada!

(dados - Uol)

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: