quinta-feira, 23 de junho de 2011

As saladas podem engordar!

Tá de regime e te aconselharam comer só saladas? Preste atenção que nem todas as saladas são de baixas calorias. Olhe os acompanhamentos...Você não vai comer só alface, né? Eu coloco molhos, sal (que retém água), azeite...Salada faz muito bem. Mas controladamente. Sempre.

Os acompanhamentos podem acabar com seu regime. Você controla o que consome de macarrão, arroz, feijão, batata...E na hora da salada abusa dos molhos, do azeite (que faz bem para o coração...mas engorda)...O azeite é super saudável para a saúde, mas também tem calorias.
O que adianta só comer salada e temperar com azeite e sal? Uma colher de sopa tem mais de 100 calorias… do que adianta comer tanta alface?

Outro caso são as frutas… além de saudáveis, são bem calóricas como o abacate, côco, manga, laranja. O bom é não abusar e prestar atenção às quantidades.

Algumas dicas interessantes:

- Evite legumes nadando no óleo;

- A salada, quanto mais colorida, melhor;

- Não abuse do azeite de oliva, uma colher de sopa pode ter 119 calorias;

- Cuidado com os molhos, tipo rosê, 1 colherzinha de sopa pode ter mais de 130 calorias
O melhor molho para temperar a salada é o molho vinagrete.

Folhas verdes: alface, rúcula, agrião, almeirão, espinafre, radicchio… Consuma à vontade: eis aí importantes fontes de fibras, minerais e vitaminas com baixo teor calórico — um prato de sobremesa tem cerca de 10 calorias.

Tomate: com baixo teor calórico (uma fatia tem 4 calorias), oferece vitamina C e licopeno, substância antioxidante que protege das doenças cardiovasculares

Cenoura crua: rica em vitaminas A, C e E, protege contra o câncer e doenças degenerativas dos olhos, além de aumentar a imunidade. Uma colher de sopa tem 5 calorias

Brócolis: muitas vitaminas e minerais, diminuem a incidência do câncer de mama se ingerido todos os dias (e isso é comprovado). Um prato de sobremesa tem 9 calorias.

Berinjela: existem estudos que indicam que reduz as taxas de colesterol e possui propriedades antibacterianas. Se você assar, cada colher de sopa possui só 14 calorias.

Abobrinha: cozinhe e terá apenas 15 calorias por colher de sopa. Fonte de fibras e vitaminas A e C, protege as células da oxidação provocada pelos radicais livres, moléculas responsáveias pelo envelhecimentos diversas doenças.

Pepino: é basicamente água e pouquíssimo carboidrato. Adeixa a pele e o cabelo maravilhosos (eu já fiz este teste) e as unhas mais fortes. Baixa caloria. Abuse!

Palmito: uma fatia média tem 22 calorias e possui muuuuitas fibras. Abuse.

Estas dicas servem para quem pode comer estes alimentos sem molhos, temperos, sal ou mesmo azeite. Tente aproveitá-los da melhor forma!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: