segunda-feira, 27 de junho de 2011

A importância do café da manhã

Se você tem o costume de sair de casa e só ter tomado um cafezinho, repare que depois de umas duas horas você estará com muita fome e vai estar mais propenso a atacar qualquer guloseima que encontrar pela frente e isso faz com que o organismo seja “treinado” a esta rotina alimentar.

O ideal é se alimentar a cada três horas de forma equilibrada e não pular nenhuma refeição. O café-da-manhã é o momento ideal para que sejam consumidas fibras por meio de cereais, frutas frescas e sucos naturais para manter o bom funcionamento do intestino, ingerir leite e derivados pois são fontes de cálcio e vitamina D onde o cálcio é essencial para a formação dos ossos e prevenção de osteoporose e a vitamina D auxilia na absorção de cálcio.

Tente manter o consumo balanceado sendo que o café da manhã represente 25% das calorias que consumirá ao longo do dia. O ideal é que o café-da-manhã inclua laticínios (leite e derivados), cereais ricos em fibras, pães integrais, frutas ou sucos naturais.

Quando estamos dormindo o organismo gasta energia para manter funções básicas, como controle cardíaco, respiração, equilíbrio de temperatura, e isso consome calorias. Quando acordamos precisamos repor esta energia gasta durante a noite.

Pesquisas mostram que pular o café da manhã diminui a função cognitiva e a capacidade de concentração e o cérebro percebe que o organismo está sem energia armazenada e faz com que as pessoas comam maior quantidade de alimentos e calóricos na primeira oportunidade.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

Nane Cabral disse...

Olá Dani, desculpa a ausência mas ando numa correria só,inclusive deixando meus posts programados. Mas tentei fazer a dieta da banana. Confesso que tive dificuldade de tomar um copo morno de água e acabei comendo só a banana mesmo. Me senti mais saciada, mas não emagreci, porém tb não engordei. Estou agora fazendo uma dietinha mais rígida um pouquinho. Porções menores, nada de fritura, nada de açúcar. Já emagreci um pouco. Estou caminhando tb qdo dá tempo. Obrigada pelas dicas! Sempre qdo tiver um tempinho venho dar uma espiadinha. Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com