quarta-feira, 15 de junho de 2011

Bebidas juninas também têm qualidades nutricionais!

Tá animada para as festas deste mês? As festas juninas são mais gastronômicas que qualquer coisa, né? E junto com a fartura na mesa, sempre vem as bebidas. Além dos refrigerantes, existem as águas com gás e as sem gás...Mas de verdade ... ninguém se lembra de bebê-las durante o frio.

No inverno normalmente temos menos sede, por isso bebemos menos água e acabamos compensando essa hidratação com outras bebidas repletas de calorias. Lembre-se de estar sempre bebendo água.

Voltando às bebidas que acompanham as festas juninas e o frio, as mais pedidas são o quentão e o vinho quente. No sul é comum o quentão de vinho quente, ou seja... duplamente delicioso!!

É bom saber que existem elementos saudáveis nestas duas bebidas, mas só são benéficas se consumidas com moderação, ok?
Quentão\Gengibre: o gengibre é uma raiz muito utilizada para aliviar náuseas, calafrios e congestão de resfriados. Seu sabor picante é um dos atrativos de seu consumo.
O quentão tem como base a cachaça. Este também possui em sua composição água e alguns ingredientes chamados funcionais fitoterápicos (benéficos para a saúde humana) como o gengibre, a canela, cravo da índia, cascas de laranja e limão que, se consumidos com moderação, além de aquecer, possuem componentes excitantes e estimulantes. Mas fique atento... o valor calórico de 150 ml = 441,79 calorias

Vinho\vinho quente: conhecido por seu poder antioxidante, é originado através da fermentação da uva fresca. Esta bebida apesar de ser alcoólica, possui propriedades funcionais para o nosso organismo. Se consumido com moderação, pode proteger o coração contra doenças cardiovasculares, já que possui uma substância chamada flavonóide com ação antioxidante e combatente dos radicais livres proporcionando o rejuvenescimento das células. Outra propriedade presente no vinho é o reverastrol, que faz com que aumente as taxas de HDL (colesterol bom) no sangue. Um copo pequeno fornece aproximadamente 190kcal.

E o quentão de vinho quente resume estas duas qualidades!!!! Aproveite, com equilibrio!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: