terça-feira, 14 de junho de 2011

Saiba os valores nutricionais das comidinhas juninas

Se tem uma época do ano que eu adoooro, é esta! O clima clima frio, só para ficar embaixo das cobertas...tomar chocolate quente, quentão, caldos, huuummm. Podemos aproveitar este tempinho e comer com mais saúde, sabia? As festas juninas, lembram o interior, as festas sem maldade. Me convide para um arraial que com certeza eu vou, ou festas em paróquias. Nossa, gosto mesmo.

Com a fartura à mesa é fácil abusar um pouquinho, nos finais de semana. As paçocas, curais, pés de moleques. Pensando nisso resolvi resumir um pouco sobre as comidas típicas desta época e o que devemos saber.

Como aproveitar as delícias da mesa junina onde existem açúcar e gordura?

O milho cozido é um bom alimento, rico em carotenóides e por isso ajuda a manter a visão saudável. Não abuse do sal, pois isso aumenta a retenção de líquidos e a elevação da pressão arterial. Tente não abusar da manteiga ou margarina que é gordura saturada e faz mal.

O cuscuz de tapioca é feito de tapioca, coco, leite de coco, leite (ou água quente) e açúcar. A tapioca vem da mandioca e tem pouca caloria. O leite de coco e o coco possuem bastante gordura de fácil digestão. Usar a água no lugar do leite torna o cuscuz mais leve e nutritivo. Evite abusar do açúcar no cuscuz e do leite condensado. Pense que nesta festa você vai comer um pouquinho a mais, né?

O bolo de aipim tem fibras, amido, não tem proteína ou gordura e contém grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B3 (niacina), e boa quantidade de potássio. Além do aipim, este bolo tem ovos, que hoje sabemos que quando consumidos com moderação, fornecem nutrientes importantes como a colina, que mantém a nossa saúde mental.

A cocada é feita de açúcar, água e coco. O coco não é considerado um problema já que possui gorduras importantes. O grande problema é a quantidade de açúcar usada para dar sabor e textura na cocada. Por isso não abuse. Uma cocadinha já está de bom tamanho. E você não vai ficar só neste docinho, né?

O cachorro quente... se não dá para evitar não abuse, ok? A salsicha é, geralmente, produzida com carne crua, gordura animal, especiarias, sais de nitrato e nitrito e em pesquisas recentes mostrou-se que a freqüência de consumo desses sais pode prejudicar a saúde. O risco aumenta quando compramos salsicha fabricada sem fiscalização, por isso, cuidado. Salsicha só com selo de inspeção estadual ou federal para comercialização.

O salsichão... evite comer se já comeu o cachorro quente. Tem muito sal, nitritos e nitratos, é maior que a salsicha do cachorro quente e você não vai deixar de comê-lo inteiro, certo? O salsichão e a salsicha são os típicos alimentos que, nós nutricionistas, chamamos de alimentos com calorias vazias.

As sopas, caldos, canjiquinha, sopa feita de grãos de milho secos e miúdos com carnes salgadas... aproveite os benefício do milho, mas modere o consumo das carnes salgadas.

O pé-de-moleque, paçoca e outros derivados do amendoim... tome cuidado com a aflatoxina. Ela é uma substância tóxica resultado da reprodução do fungo Aspegillus flavus. É só para você ter cuidado. Comer estes doces vale se tiverem alguma informação da origem do fabricante. Hoje os processos de industrialização destes alimento tendem a diminuir ao máximo a possibilidade da existência desse fungo.

Doce de batata roxa - O grande sucesso da batata doce em uma dieta é devido a seu índice glicêmico. Este índice equivale a quanto aumenta e abaixa o nível de glicose no sangue. Quanto mais baixo, melhor. E neste caso o índice glicêmico da batata doce é 44...ou seja, baixo!

Bom, as bebidas ficam para o próximo post, ok?

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: