quarta-feira, 6 de julho de 2011

Você sabe o real valor alcoólico do vinho que você gosta?

 Olha esta matéria feita pelo G1

Um estudo da American Association of Wine Economists (Associação Americana de Economistas de Vinho) revelou que fabricantes da bebida anunciam em seus rótulos um teor alcoólico mais baixo de que o que a bebida tem. O estudo, finalizado em maio, foi realizado no Canadá e usou amostras de garrafas importadas das principais regiões produtoras de vinho do mundo.

Ao longo de 18 anos (entre 1992 e 2009), a pesquisa analisou o teor alcoólico de mais 129 mil amostras de vinhos de países como Argentina, Chile, França, Espanha e Estados Unidos, e revelou que os produtores "sistematicamente" minimizam o conteúdo alcoólico da bebida. O estudo não cita os vinhos produzidos no Brasil.
O teor alcoólico médio dos vinhos analisados foi de 13,3%, enquanto o teor médio anunciado pelos rótulos era de 13,1%. Este número inclui todas as amostras estudadas. No total, 57% dos vinhos traziam números de álcool maiores de que o anunciado nos rótulos.

Né?

Nem acho que estes números façam realmente alguma diferença, mas temos que ficar atentos aos valores anunciados. Se o produto tem 13, 1%, ele tem que ter 13,1%. Nem mais e nem menos. Muitas pessoas se baseiam neste números para comprar ou não um produto pois têm restrições alimentares.

Fique atento...

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: