sexta-feira, 8 de julho de 2011

A gula por alimentos gordurosos pode ter explicação!

Um estudo feito por cientistas da Universidade da Califórnia revelou que a gordura contida nos alimentos, como as batatas fritas, desencadeiam um mecanismo biológico de gula no organismo muito parecido com os efeitos da maconha. A larica para os mais íntimos.
A pesquisa descobriu que quando provaram comidas gordurosas, ratos utilizados como cobaias na pesquisa começaram a produzir substâncias químicas conhecidas como endocanabinóides, uma espécie de lipídios biologicamente ativos que exercem um efeito semelhante ao da maconha sobre o indivíduo. A larica para os mais íntimos.

O processo tem início na língua, onde as gorduras contidas no alimento geram um sinal que vai do cérebro para o intestino através de um nervo chamado de vago. Lá, ocorre o estímulo na produção de endocanabionóides. A substância provoca uma onda de ativação celular que induz à ingestão desenfreada de alimentos gordurosos.
Todos sabem que comidas gordurosas podem ter um um bom sabor, mas os mecanismo moleculares e sinais por trás dessa resposta eram desconhecidos. Agora, segundo a pesquisa, sabemos que comidas gordurosas geram um sinal na língua que leva o intestino delgado a produzir as substâncias químicas conhecidas como a maconha natural do corpo humano, que induzem ao consumo de gordura '', afirma Daniele Piomelli, que comandou a pesquisa.

A pesquisa pode inclusive indicar novos caminhos na luta para conter a obesidade e outras doenças segundo os cientistas envolvidos no estudo. A ampla disponibilidade de alimentos gordurosos em países industrializados é considerada um fator determinante para condições como a obesidade, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.
O estudo sugere que pode ser possível conter a compulsão de se comer alimentos gordurosos ao se obstruir atividades endocanabinóide por meio da utilização de medicamentos que bloqueiam a ação desses lipídios.
Como essas drogas bloqueadoras não precisam penetrar no cérebro, elas não teriam porque causar efeitos colaterais, como ansiedade e depressão, que surgem quando a ação endocanabinóide é bloqueada no cérebro, segundo Piomelli.


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: