quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Doce e caro vinho

Semana que vem é meu aniversário, então, se você está em dúvida, vai ai uma dica. Eu gosto de vinho!
Olha essa...

LONDRES (Reuters Life!) - A venda de uma garrafa de vinho branco de 200 anos por 75 mil libras (121 mil dólares) estabeleceu o novo recorde mundial do livro Guinness como garrafa de vinho branco mais cara já vendida. O comprador do vinho Château d'Yquem de 1811 foi o colecionador Christian Vanneque, ex-sommelier do restaurante La Tour d'Argent, laureado pelo Guia Michelin, em Paris.
Apesar de o Château d'Yquem ser famoso por estar entre os vinhos brancos doces mais finos e caros, o vinho de 1811 tem um apelo especial entre os entusiastas. A climatologia daquele ano, as avaliações feitas em degustações, além da auspiciosa aparição do Grande Cometa naquele ano, todos indicam um excelente vinho. (huummm)

"O vinho é muito especial -- está associado ao vinho branco mais renomado do mundo, e foi produzido no ano do Grande Cometa, que se acredita enaltece a qualidade do vinho", disse Vanneque à Reuters.
"É um vinho raro, que foi degustado em três ocasiões e a cada vez recebeu cinco de cinco estrelas", acrescentou.
"Não foi adquirido apenas como investimento -- também será um divertimento. Eu não sabia que era o vinho branco mais caro já vendido quando comprei, mas eu sabia que era o vinho mais caro pelo qual já paguei."
O alto índice de açúcar no Château d'Yquem significa que tem uma validade que supera em muito a de outros vinhos.
O vinho será exposto em uma vitrine à prova de balas, controlada térmica e hidrometicamente durante seis anos em seu restaurante, o SIP Sunset Grill, em Bali.

"Abrirei a garrafa daqui a seis anos para comemorar o 50o aniversário de quando comecei a trabalhar em Paris e compartilhar com minha esposa, irmãos e amigos. Eu já sei qual será o cardápio", disse Vanneque.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: