quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cuidado com as calorias vazias

Alimentos ricos em calorias com pouco ou nenhum valor nutricional são chamados de alimentos de calorias vazias. As calorias vazias contribuem pouco, ou nada, com relação à nutrir seu corpo e não satisfazem você como alimentos ricos em nutrientes fazem.

Olha só...Uma dieta rica em calorias vazias leva ao ganho de peso, desnutrição, diabetes, hipertensão e outros problemas de saúde.

Sabia que alimentos ricos em calorias geralmente são alimentos de calorias vazias, enquanto que alimentos com baixas calorias são normalmente ricos em nutrientes? Mas com uma infinidade de alimentos à disposição em shoppings, supermercados e restaurantes, é bem difícil resistir às tentações e saber certinho qual alimento seu corpo necessita...

Mas, seguindo alguns passos, escritos no blog Mais Nutrição, pode ser mais fácil do que você imagina. Tente a reeducação alimentar. Só a mudança de hábito vai trazer mudança de corpo e saúde... É difícil, eu sei, principalmente depois dos 40 anos... mas vale tentar.

Passo 1

Elimine bebidas adocicadas, como refrigerantes e sodas. O Departamento de Saúde e Higiene Mental da Cidade de Nova Iorque estima que “uma garrafa de 600 ml de refrigerante pode conter 16,5 colheres de sopa de açúcar” e avisa que o alto consumo de bebidas adocicadas está associado a obesidade, diabetes, doenças do coração, derrames, artrite e até câncer. As melhores opções de bebidas são água, leite desnatado, leite de soja e chá de ervas adoçado com mel.

Passo 2

Limite o consumo de suco de frutas a um copo por dia e coma uma fruta inteira para satisfazer sua necessidade diária de ingestão de frutas. Qualquer fruta tem menos calorias e mais fibras do que seus sucos.

Passo 3

Comece seu dia com aveia ou um ovo cozido e um pedaço de fruta em vez de panquecas, waffles ou salgados.

Passo 4

Como lanche, vá de cenouras palito, talos de aipo, folhas de brócoli, pepinos ou outros vegetais frescos em vez de batata frita ou bolachas.

Passo 5

Satisfaça sua necessidade por doces com um pedaço de fruta fresca em vez de biscoitos, rosquinhas ou outra guloseima adocicada.

Passo 6

Substitua o arroz e pão branco, comidas processadas que retiram nutrientes e fibras, por arroz e pães integrais, que são ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Passo 7

Coma alimentos cozidos, no vapor, assados em vez de alimentos fritos em óleos de caloria vazia.

Passo 8

Diga não às batatas frita e em vez delas, coma uma batata assada na casca. Coloque um pouco de queijo e brócolis para uma refeição mais rica em nutrientes.

Passo 9

Inclua lentinlhas e grãos ricos em nutrientes e fibras em sua dieta, que servem como um substituto saudável às batatinhas e massas brancas.

Passo 10

Evite beber bebidas alcóolicas ricas em calorias e pobre em nutrientes

Tente por um mês. E depois me diga!


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: