Vai estar em Brasília esta semana? Então aproveite esta novidade...harmonizar vinho, café e alimentos... A proposta é ousada e inovadora e tenta posicionar o café como acompanhamento durante todas as etapas, papel hoje ocupado também pelo vinho. “A idéia deste jantar é criar uma interação diferente entre os três elementos, uma conversação instigante, promovendo uma experiência rica em sutilezas. O café é também um produto típico de Terroir, cada origem apresentando atributos sensoriais únicos a partir da combinação entre as características geográficas, botânicas e o toque do produtor através do processo de produção”, explica o proprietário da casa, Gilberto Costa Manso.
O evento, que conta com a disponibilidade de 44 lugares, tem menu criado pelo estrelado chef Renato Ialenti (R$130,00, por pessoa).
Olha que máximo!
• Ostra doré com casca de farinha de rosca ao café (harmonizado com o espumante Vallontano Brut);
• Cremes de feijão branco ao alecrim com camarões, lula, vieiras e mexilhões ao perfume de café (harmonizado com o Carmen Gran Reserva Chadonnay 2008);
• Peito de pato em confit com casca de laranja caramelizada e risoto ao parmesão ao café (harmonizado com o Barista Pinotage 2009) e
• Petit Gateau de chocolate belga com coração de frutas vermelhas (harmonizado com Pedro Ximenez Hidalgo).
Para a harmonização em trio no Belini Il Ristorante foram selecionados grãos das seguintes origens:
1) Fazenda Santa Margarida, de Mariano Martins, em São Manuel, SP. Os grãos são da variedade Catuaí Amarelo 47 em processos Fully Washer, assim como os cafés produzidos na Colômbia. Apresenta delicadas notas florais cítricas no Nariz e Boca, além da elegante acidez lática resultante da fermentação em tanques. Será o café para a harmonização de entrada.
2) Fazenda Chapadão de Ferro, de Ruvaldo Delarisse, no Chapadão de Ferro, Cerrado, Minas Gerais. O lote #174 é de grãos da variedade Mundo Novo em processo de Cerejas Descascadas Desmucilada. Propriedade situada a 1.250m de altitude, localizada na parte interna de um vulcão instinto, seus premiados cafés ganham aspecto mineral único, combinados com a intensa acidez cítrica resultante do microclima particular. Amêndoas, Dark chocolate e um insinuante toque salgado/mineral único. É o café escolhido para compor com o prato principal.
3) Fazenda Califórnia, de Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, Jacarezinho, PR. O excepcional lote#145 é da variedade Obatan e apresenta o raro Umami, considerado com o Quinto Sabor, ligado às proteínas. No Nariz lembra castanhas portuguesas e batata doce; na Boca surpreende pela grande doçura, notas a shitake negro (cogumelos originários do Japão), castanhas portuguesas, capim limão. Integra a sobremesa.
Serviços
Harmonização em trio: comida, vinho & café
Data: 4 de agosto - 19h30
Valor: R$130,00 por pessoa
Local: Belini Il Ristorante
SCLS 113 Bloco D Loja 36 – piso superior da Belini Pães & Gastronomia.
(61) 3345.0777
Fonte - Destak Comunicação
Sobre o restaurante:
A casa, genuinamente italiana, é comandada pelo chef Renato Ialenti. Natural da Umbria, Ialenti tem como maior influência a gastronomia clássica italiana. O restaurante também utiliza produtos brasileiros, frescos e orgânicos.
Possui 50 lugares, 100 rótulos de vinhos (italianos, brasileiros, argentinos, chilenos, franceses, dentre vários outros), Il Ristorante também possui rede wi-fi e serviço de manobrista
Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você
Nenhum comentário:
Postar um comentário