terça-feira, 20 de setembro de 2011

Flores comestíveis

Que tal inovar e enfeitar seu prato com flores comestíveis? Hoje em dia é mais fácil encontrá-las no supermercado. A primavera está chegando!!!!
Conheça algumas que a chef Lis Cereja (Salitre e Enoteca Saitn VinSaint) do RJ está usando em suas preparações.

Rosa
Seu uso é tradicional na cozinha árabe, onde a essência de rosas é muito utilizada. É feita uma infusão das pétalas para concentrar o sabor e pode ser utilizada em cremes, musses, fazendo parte de sucos de laranja, limonada e geléias.

Flor de Abobrinha e Abóbora
Também conhecida como flor de cambuquira. Pode ser recheada com queijo e acompanhar pratos salgados ou ainda servir de ingrediente para sopas.

Calêndula
Antigamente era consumida como se fosse uma hortaliça. Suas pétalas podem ser misturadas ao arroz, ao peixe, à sopa, aos queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão. Pode ser usada também como corante de manteiga e queijos. Apenas as pétalas devem ser consumidas, desprezando-se o miolo.

Nastúrcio
Tem origem peruana. Foi levada para a Espanha no século XVI. Suas cores vão do amarelo ao vermelho. Seu sabor lembra o agrião. Muito utilizadas em saladas.

Amor-perfeito
Tem textura aveludada e é refrescante. Boa para saladas ou aromatizar vinagres.

Borago
Sua origem é da Ásia ou do Mediterrâneo. As flores, quando frescas, têm um tom violeta e, quando mais velhas, tornam-se rosadas. Os antigos acreditavam que tinham um efeito mágico sobre o corpo e a mente, tornando o homem alegre e feliz. As pétalas formam uma estrela de 5 pontas de cor violeta. São usadas em saladas e para aromatizar vinagres.

Agave americana
Planta da América Central e do Sul. Sua florescência demora entre 10 e 20 anos. Era cultivada no México desde 1561. Suas flores são ingeridas com tortilhas. A seiva fermentada produz o Pulque, bebida que depois de destilada dá origem a tequila ou o mescal.

Verbena-limão
Originária do Chile e da Argentina. Suas flores são muito usadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas. São usadas também nos licores franceses.

Rosa-de-Jericó
Sua origem é chinesa. Suas flores são grandes e suas cores podem ser branca, amarela, vermelha ou cor de vinho. Podem ser usadas em saladas e a flor cor de vinho é utilizada para escurecer o vinho.

Camomila amarela
Originária do sul e centro da Europa. Sua floração ocorre entre julho e outubro.

Endro ou aneto
Os ingleses chamam de drill. Suas flores são usadas em picles de pepino ou de couve-flor.

Carambola
No Brasil, foi introduzida no estado de Pernambuco em 1817, pelos portugueses que a trouxeram da Índia. Sua origem provável é africana. As flores são usadas em saladas e o fruto é também conhecido como .fruto-estrela., cujo suco é utilizado para tirar manchas das mãos e de roupas. Dos frutos verdes fazem-se picles.

Crocus sativus
É o açafrão verdadeiro, uma planta caríssima. Para obter 1 quilo, é preciso de 100 mil flores. Usado há séculos em molhos, arroz e aves.

Cravina
Suas flores podem ser usadas em saladas, tortas de frutas, sanduíches, e ainda para aromatizar vinagres, geléias, açúcar e vinho. Quando açucaradas, podem decorar bolos. Seu corante é muito usado em confeitaria.

Girassol
Era cultivado pelos indígenas no norte do México, há mais de 3.000 anos. Os botões florais são cozidos, servidos como aspargos e suas flores em saladas.

Gerânio
Muito usado em saladas.

Piúva
Planta da Mata Atlântica que floresce de junho a setembro. A flor cor-de-rosa é comestível.

Ipê-roxo e Ipê-rosa
Floresce de maio a setembro e é originário da Mata Atlântica.

Capuchinha
Começaram a ser usadas no Oriente. Tem flores vistosas, nas cores amarela e vermelha. As flores, folhas e sementes têm gosto apimentado. É rica luteína, um carotenóide que está relacionado com a prevenção de doenças como a catarata e a degeneração macular.

Violeta verdadeira
Não é a violeta-africana, encontrada nas floriculturas. Quando fresca, é usada em saladas. Cristalizada pode ser usada para decoração de bolos, pudins e sorvetes.

Hibisco
Utilizado para decorar saladas. Tem ação adstringente em doenças das vias respiratórias e pode aliviar cólicas menstruais.

(fonte: Prima Press)
 
Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: