sábado, 10 de setembro de 2011

RaulCarrasquillo – das quadras de vôlei à gastronomia exótica

Chef conta um pouco de sua trajetória até a abertura do Arragui Bistrô Bar, em Curitiba - PR

Raul Carrasquillo, um porto-riquenho radicado nosEstados Unidos, chegou ao Brasil há dois anos para acompanhar a esposabrasileira, que queria retornar à cidade natal, Curitiba. Na capitalparanaense, abriu o restaurante Arragui Bistrô Bar, em parceria com outrosócio, Guilherme Lobo. O restaurante está surpreendendo o público com a misturade sabores exóticos, vinda da integração das culinárias francesa, japonesa, peruanae porto-riquenha, em um conceito batizado de “bistrô bar”.
O sucesso deste mix veio graças à rica experiência deCarrasquillo. O chef é formado na renomada faculdade de gastronomia LeCordon Bleu, onde se especializou em culinária internacional. Nos Estados Unidos, trabalhou ao lado dos chefsWolgang Puck e Todd English, quando teve a oportunidade de cozinhar para celebridades como Andy Garcia, Michael J. Fox,James Belushi, integrantes da banda Metallica e Tiger Woods. A paixão pelagastronomia começou por acaso, ao acompanhar por horas seguidas a bisavó nacozinha quando criança, preparando pratos típicos porto-riquenhos. Porém, nãoacreditava que esta seria sua futura profissão.
Oinício da vida profissional deste jovem chef, de 33 anos, começou bem longe daspanelas. Jogador de vôlei da equipe de Porto Rico, voltou aos Estados Unidospara estudar Marketing e trabalhar na bolsa de valores, mas logo viu que nãopertencia ao universo dos negócios. Ao se formar, com 21 anos, logo ingressouna faculdade de gastronomia Le Cordon Bleu e das cozinhas não saiu mais. Destaépoca até o momento atual, Carrasquillo trabalhou na Europa, mas acredita quesua grande escola foi nos Estados Unidos. “Trabalhar em hotéis renomados com chefs como Wolgang Puck e Todd English me deram adisciplina e a criatividade que tenho hoje para ousar na cozinha.”

O Menu
Não existe cardápio impresso no Arragui. Tudo estáexposto em Ipads, e cada mesa tem o seu. Assim, é possível visualizar as fotosde todas as delícias antes de escolher o pedido, que já vai direto para umacentral, sem a necessidade de chamar o garçom. As estrelas são os aperitivos,cujos principais ingredientes são os frutos do mar. Os destaque são osTiraditos, os Tacos Japoneses e o Ceviche. Os Tiraditos são preparados a partirde uma combinação inusitada de sashimis ao estilo peruano, ou seja, são cortesde peixes semelhantes aos da culinária japonesa, regados com temperos e saboresdo país latino. Um exemplo é o Tiradito de Robalo, que leva molho de limão eazeite trufado. Já o Ceviche, típico prato peruano frio, feito de frutos do marcrus ou pré-cozidos, ganha no Arragui uma receita com Tostones, composta doceviche de peixe branco servido com uma espécie de “discos” de banana fritos.
Engana-se quem lê “Tacos Japoneses” no cardápio deaperitivos e acredita se tratar de algum tipo de taco nipo-mexicano. Naverdade, são aperitivos preparados com a massa wonton, típica do pasteljaponês, em formato de taco, com recheios de salmão, atum ou camarão. Agora, sea vontade for aperitivar algo diferente de frutos do mar, o Arragui também temessa opção, com os Brochetes (espetos), de porco e mignon, além das saladas.
Entre as receitas do bistrô francês, as opções variamentre carnes brancas, vermelhas e frutos do mar. Destaque para o Le Canard(coxa sobre coxa de pato assado no vinho, desfiado e salteado com massapapardelle). A casa oferece uma carta de vinhos com 45 rótulos, além de chopp ecervejas importadas. 

  
Yrit Sitnik
PRIME COMUNICAÇÃO
(41) 3022-5650 / (41) 8436-0062
redacao@primecomunicacao.com.br
www.primecomunicacao.com.br

Nenhum comentário: