quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pedra nos rins

A doença está diretamente associada a hábitos alimentares errados. Se você gosta muito de sal, refrigerantes, embutidos e enlatados, cuidado! Você está dentro do grupo de risco. Mantenha uma dieta rica em frutas e vegetais. É sempre o mesmo papo! Ou seja, comer frutas, legumes, tomar bastante água... não comer frituras, comidas gordurosas... essas práticas só vão te aliviar de dores, sejam físicas ou emocionais! Te ajudarão a ter uma vida mais gostosa, ok?

Para quem tem este tipo de disfunção já deve ter ouvido algumas frases a respeito do que pode provocar ou aliviar as pedras nos rins, que sem pesquisar, tomou-as como decreto.

Para ajudar vamos a algumas, as mais populares:

Comer feijão faz mal...

Mito: 

O feijão tem oxalato, substância das pedras. Mas quando o feijão fica de molho na água antes de ser cozido, parte do oxalato é perdida.

Cerveja evita a formação de pedras nos rins...

Verdade: (eba!)

Assim como o café, ela estimula o fluxo urinário e pode auxiliar na prevenção. Mas não se esqueça de que a cerveja é uma bebida alcoólica. Então, modere!

Quem já teve uma vez com certeza terá de novo...

Mito!

De cada 100 pessoas que tiveram pedra nos rins, 50 terão novamente em dez anos. Para evitar o retorno do problema, é preciso cuidar da alimentação. A pessoa deve comer menos proteína (carnes, salsicha, bacon, mortadela, salame e lingüiça), usar menos sal na comida e beber muito mais água.

Beber água previne a formação das pedras...

Verdade! 

Mas preste atenção no modo como você faz isso. Evite beber muita água apenas de manhã e se esquecer desse hábito pelo resto do dia. A dica é tomar um copo de água a cada duas horas. Olha o reloginho!

O cálcio é o grande vilão dos rins...

Mito!

Alguns especialistas tornaram-se defensores do cálcio nos últimos anos. A principal razão para essa mudança de opinião é que a ausência dele no corpo diminui a eliminação de oxalato, substância que compõe o cálculo renal. Ou seja: na verdade o cálcio ajuda a evitar a doença, acredita?

Tomar leite ajuda a formar o cálculo renal...

Mito!

Fala-se muito que o leite deve ser evitado porque tem cálcio na composição e pode provocar o surgimento de pedra nos rins. Na verdade, tirá-lo da dieta pode causar outro problemão: a osteoporose (enfraquecimento dos ossos). Nelson Gattás, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia, orienta que é necessário tomar pelo menos uma xícara de leite por dia. Essa regra vale principalmente para as mulheres.

Quem sofre com as pedras nos rins com certeza já ouviu falar do chá de quebra-pedras. Por ser natural e liquido ele já ajuda só por isso, então, por que não tentar?

Coloque 1 colher de sopa bem cheia de quebra-pedra seca (que voce encontra em feiras livres ou em loja de produtos naturais) numa panela, acrescente 1 litro de água de deixe ferver por 5 minutos. Espere amornar e beba a seguir.

Beba 1 xicara de chá deste chá de quebra-pedra a cada 8 horas pelo menos 3 vezes por semana. E não esqueça de beber no mínimo 2 litros de água por dia como forma de prevenção da doença.

Lembre-se... estamos durando cada vez mais... por que não viver mais e melhor? Só você pode se ajudar!

Legumes, verduras, água e exercícios físicos só fazem bem, seja qual for seu objetivo!

Daniela Meira

Nenhum comentário: