terça-feira, 31 de julho de 2012

A importancia de se desintoxicar



Desintoxicar significa deixar sair a toxina, desenvenenar.
A nossa saúde é altamente determinada pela capacidade do organismo de desintoxicar-se.
Cerca de 80% das doenças estão diretamente ligadas à ingestão e produção em excesso de substâncias que nosso corpo só poderia tolerar em pequenas doses, de vez em quando… porque os órgãos excretores necessitam de tempo para eliminá-las.
Até mesmo muitos distúrbios psicológicos podem ser transformados pela limpeza do organismo. A pele, os pulmões, o fígados, os rins e os intestinos são esses órgãos.
E o nosso corpo elimina as toxinas de diversas maneiras: através das fezes, da urina, dos mucos, da transpiração, da tosse, da expiração…
A quantidade de toxinas ingeridas e auto-geradas não deveria ultrapassar a nossa capacidade de se desintoxicar, e é muito importante, para isso, minimizar essa intoxicação e ao mesmo tempo favorecer o pleno funcionamento dos órgãos de eliminação.

Alimentos e hábitos que intoxicam o organismo

Mas, afinal, o que intoxica?
Nos intoxicamos diariamente através dos alimentos que ingerimos, da água que bebemos, do ar que respiramos, dos produtos que usamos na pele… e também através dos pensamentos que geramos, das emoções que vivemos, do estresse…
Agentes físicos que nos intoxicam: álcool, café, excitantes, açúcar branco, alimentos refinados, sal em excesso (principalmente o refinado), alimentos industrializados e acrescidos de aditivos químicos, grande quantidade de gordura e proteína animal (carnes e laticínios), alimentos produzidos com agrotóxicos, poluição atmosférica, cigarro…
Além disso, um baixo teor de consumo de fibras e líquidos (principalmente água) acaba por prejudicar o funcionamento do intestino e de outros órgãos excretores, dificultando a eliminação dessas toxinas.

Como se desintoxicar?

A alimentação correta tem como consequência saúde e bem estar.
E devemos lembrar que nos “alimentamos” também de pensamentos e emoções.
Por isso, devemos nos preocupar com o que ingerimos, como estamos digerindo e se estamos eliminando satisfatoriamente.
Consciência é um conceito normalmente relacionado à evolução espiritual, mas também pode e deve ser aplicado à alimentação.
Uma alimentação consciente, saudável e desintoxicante resulta em saúde do corpo e da mente, vitalidade, alegria de viver…
Não é a toa que quando uma pessoa está mal humorada, irritada, dizemos que está enfezada…
Os alimentos desintoxicantes favorecem a eliminação dos dejetos, mas também nutrem, vitalizam e rejuvenescem.
Então, quais são esses alimentos?
As sementes e grãos germinados, os brotos, as frutas e hortaliças (de preferência orgânicas), os cereais integrais, as leguminosas e as oleaginosas (castanhas, nozes etc – desde que novas ou hidratadas).
Além disso, é importante ingerir cerca de dois litros de água diariamente, evitando água de torneira, pois está cheia de produtos químicos utilizados no tratamento.

Outros hábitos importantes:

- mastigar bem os alimentos, fazer as refeições com calma
- evitar alimentar-se em excesso: a quantidade altera a qualidade
- dar preferência aos alimentos orgânicos
- após as 20h, fazer somente refeições leves
- meditar
- praticar atividade física, como yoga e caminhada

fonte: http://vidamaissaudavel.wordpress.com

Nenhum comentário: