segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Franceses param de vender vinhos californianos




Desde 1º de julho, quando a venda de foie gras foi proibida na Califórnia, os comerciantes de vinho do sudoeste francês tiraram os vinhos californianos das prateleiras como uma forma de protesto.

"As proibições nos EUA já tinham afetado nossos vinhos e nossos queijos, e agora afetou o nosso foie gras", disse o gerente regional do grupo de negociações Fédération des Cavistes, Michel Laporte.

O foie gras é uma das iguarias francesas mais famosas, feito com fígado de ganso ou pato super alimentado. A Califórnia segue o exemplo de países como Inglaterra, Turquia e Israel, que já não vendem mais o alimento por causa da forma como é obtido. O animal, imobilizado, recebe altas doses de ração através de um tubo durante cerca de duas semanas, até que o fígado fique seis vezes maior que o normal.

"O volume de vendas do foie gras na Califórnia é de apenas 4%. No entanto, vamos defender a nossa herança, mesmo que seja apenas um gesto simbólico", completou Laporte. Os comerciantes franceses que vendem o produto em conjunto com os produtores americanos de foie gras realizaram ações antes do governo da Califórnia.

Nenhum comentário: