terça-feira, 29 de abril de 2014

Alex Atala - o melhor chef

Chef Alex Atala destaca riqueza da culinária do país como conjunto. (Foto: Raquel Freitas/G1)
(foto: Raquel Freitas / Arquivo G1)
Alex Atala, do paulistano D.O.M., foi  eleito o melhor chef entre seus pares na cerimônia de premiação da revista britânica "Restaurant", no "The World's 50 Best Restaurants". O evento, que é realizado anualmente em Londres desde 2002, conta com centenas de especialistas em gastronomia para eleger os 50 melhores restaurantes do mundo.

O D.O.M. foi o restaurante brasileiro mais bem colocado na lista, em sétimo lugar (caindo uma posição em comparação com o ano passado), e recebeu o prêmio de melhor da América do Sul. O estabelecimento de Atala ocupou a quarta posição em 2012.
O primeiro lugar ficou com o restaurante dinamarquês Noma, do chef René Redzepi, que no ano passado era o segundo colocado. O campeão de 2013, o espanhol El Celler de Can Roca caiu uma posição neste ano. O terceiro colocado foi o italiano Osteria Francescana, de Massimo Bottura.
Atala não esteve presente no evento, mas enviou uma mensagem agradecendo a honraria. Um representante recebeu o prêmio em seu lugar. Outro brasileiro de destaque foi o também paulistano Maní, restaurante do casal de chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo que saltou dez posições, chegando neste ano à 36ª posição. Helena também recebeu o prêmio de melhor chef mulher do mundo.
 
A lista “The World’s 50 Best Restaurants” é publicada pela revista britânica “Restaurant” desde 2002, e anunciada em evento que ocorre anualmente em Londres. A escolha dos eleitos é feita por mais de 900 especialistas na indústria gastronômica pelo mundo.  Para a avaliação dos membros da chamada Academia, que compõem o júri, os países são divididos em 26 regiões e cada uma delas conta com 36 especialistas para avaliar as casas.
Os membros do júri incluem críticos gastronômicos, chefs e outros estudiosos da área, que têm direito a sete votos cada um. Dos restaurantes selecionados, ao menos três devem ser de regiões diferentes da sua área de atuação. Pelo menos dez jurados mudam de região a cada ano.
O único critério obrigatório para a seleção de um restaurante para a lista é tê-lo visitado nos últimos 18 meses. De acordo com a organização, não há restrições quanto a pequenos ou já consagrados restaurantes. O evento é organizado pela William Reed Media.

(fonte: G1)

Nenhum comentário: