sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ovos pasteurizados x Ovos in natura


Na pasteurização, as claras e gemas (juntas ou separadas) são rapidamente aquecidas e permanecem assim por um determinado tempo. Este processo elimina a Salmonella (e outras bactérias que fazem mal à saúde), mas não cozinha as gemas e claras. Com isto não afeta seu sabor, odor, cor e valores nutricionais.

Normalmente estes ovos são utilizados na indústria, mas hoje em dia, em alguns mercados menos populares, já existem algumas marcas que vendem ovos pasteurizados, gemas e claras separadas e pasteurizadas.

Acho que a utilização deste tipo de produto, que não muda o sabor e textura finais das preparações, traz mais segurança alimentar. Primeiro diminui o risco de contaminação, o tipo de embalagem (retangular igual ao do leite) facilita o armazenamento em casa além de ser uma economia de espaço... Imagine que 1 kg de ovo pasteurizado corresponde a 20 ovos in natura... Esses 20 ovos ocupam mais espaço na hora de armazenar do que a embalagem do pasteurizados. Além dos ovos in natura serem frágeis e a casca porosa...As embalagens não!

Para mim, a única desvantagem é que se você abrir a embalagem, terá que usar o conteúdo em até 24 horas... Você, em casa, usa 20 ovos em 24 horas?

O preço... sim é um pouco mais caro, mas nada surreal!

 


Nenhum comentário: