terça-feira, 6 de maio de 2014

Vinho contra pedra nos rins!


O jornal Extra trouxe em seu site uma noticia para alegrar nosso dia e nos incentivar ainda mais a beber vinho.

Os benefícios do vinho para o coração já são amplamente conhecidos. Agora, cientistas da Universidade do Colorado Denver descobriram que a bebida, se consumida moderadamente, também protege a saúde dos rins: pessoas que bebem menos do que uma taça por dia têm o risco de desenvolver doença renal crônica diminuído em 37% quando comparadas a quem não bebe vinho. O estudo foi apresentado no Congresso da Fundação Nacional dos Rins dos Estados Unidos, em Las Vegas, na semana passada.

Além disso, pacientes que já sofrem de problemas renais tornam-se 29% menos propensos a ter doenças cardíacas se ingerirem uma pequena quantidade da bebida ao dia.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores examinaram 5.852 voluntários, dos quais 1.031 tinham doença renal crônica. No entanto, a ligação exata do vinho com a boa saúde dos rins não ficou totalmente clara.

Para o pesquisador Tapan Mehta, líder do estudo, a associação talvez possa ser explicada pelo fato de o consumo moderado de álcool reduzir os níveis de proteínas na urina, enquanto pessoas com problemas nos rins tendem a apresentar altas taxas desses compostos na urina. O cientista suspeita ainda que o vinho tinto seja mais benéfico para os rins do que o vinho branco. A substância que dá cor ao vinho, a procianidina, é um poderoso antioxidante e está mais ativa e em maior quantidade no tinto.

Apenas a ingestão moderada da bebida tem efeito protetor. O consumo elevado de álcool, por outro lado, afeta negativamente os rins e pode piorar a hipertensão. 

(Fonte: Simplificando o Vinho)

Nenhum comentário: