quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Bar do Mineiro







Bar do Mineiro – Pastel de Feijão – Morro de Santa Tereza – RJ

Já caía a noite e no entardecer, começamos a subir o morro de Santa Tereza. Depois de vários butecos e petiscos, o que encontrei no Bar do Mineiro não foi o melhor petisco ou atendimento....foi o clima de buteco em paz. Já viu um buteco em paz? Não sei se é por causa de Santa Tereza, mas foi a primeira vez que senti que estava num buteco em paz. O pastel não me disse nada. Não pediria novamente e acho que tentaram, pelo menos, ser criativos em apresentar um novo recheio num petisco tão popular. E por ser tão popular, o petisco tem que ser muito bom. Mas muito bom mesmo, senão as pessoas vão preferir o tradicional......as pesquisas que já fiz, os concursos onde fui jurada me mostraram que as pessoas tendem a preferir o tradicional....por mais que o inovador seja excelente, as pessoas vão votar no tradicional. Segurança??? Já estão acostumados?? Não sei o que leva às pessoas a votar geralmente no tradicional.

Além do buteco me transmitir paz, o clima de final de tarde (que tem tudo a ver com happy hour) e o trilho do bonde antigo, iluminado por uma réstia de luz solar, me levou a outro estado de espírito. Como se me sentisse mais elevada, não sei. Talvez as pessoas procurem os butecos para isso mesmo....sair de um estado comum e elevar-se. Animar-se. Mudar a crença.....passar a acreditar num momento melhor ou passar por um momento melhor.

Um momento de lembranças, fotos, souvenires, relíquias, presentinhos. Poderia passar 2 horas observando o que estava pregado nas paredes ou sobre o balcão principal. Uma história importante, com certeza. Ninguém guarda lembranças e regalos, se não representasse algo bom...então, este clima de boas lembranças ficou impresso em cada parede daquele lugar e transmitiu uma história de paz.

O petisco? Comi. Vou voltar por causa dele? Não. Volto para outros petiscos e para o mesmo clima que encontrei lá.

NOTA: 8

Daniela Meira – Produtora de culinária - Programa Mais Você

Nenhum comentário: