quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Um passeio por bairros e botecos do Rio de Janeiro


E fui convidada a participar como jurada do 1º Comida de Buteco do Rio de Janeiro...convite melhor não poderia ser, julgar 3 petiscos de acordo com os seguintes quesitos:
" Melhor Tira-Gosto
" Temperatura da Cerveja
" Atendimento
" Higiene
Foram 31 dias, 31 butecos....e apenas visitei 20!!!!!!!! Os butecos que visitei foram:
Aconchego Carioca (Praça da Bandeira) - Bolinho de feijoada
Baixo Araguaia (Freguesia) - Coração de Frango
Bar Brasil (Lapa) - Bolinho de Carne
Bar do Mineiro (Sta Tereza) - Pastel de Feijão
Bar do Seu Tomé (Recreio) - Bolinho de abóbora com carne-seca
Beco do Rato (Lapa) - Pastel de Angu recheado com bacon, couve e torresmo
Belmonte (Flamengo) - Canjica com carne-seca
Botequim Casual (Centro) - Polvinhos Estufados
Bracarense (Leblon) - Bolinho de Camarão com Aipim e Catupiry
Enchendo Lingüiça (Grajaú) - Joelho de Porco
Gracioso (Praça Mauá) - Risole de Camarão
Jobi (Leblon) - Caldinho de feijão
Mangue Seco (Centro histórico) - Moquequinha do Mangue
O Original do Brás (Brás de Pina) - Um rolé pelo subúrbio
Pavão Azul (Copacabana) - Patanisca
Petisco da Vila (Vila Isabel) - Caranguejo
Petit Paulette (Praça da Bandeira) - Copa Loma assada com molho escuro e legumes crocantes
Real Chopp (Copacabana) - Picanha na Pedra
Restaurante Siri (Vila Isabel) - Porção Camarão Miúdo ao Alho
Varnhagen (Maracanã) - Croquete de Carne
E como trabalho com gastronomia há mais de 10 anos e vivo esta função/hobby o tempo todo por causa do Programa e por que gosto muito do que faço, é claro que inclui nesta avaliação outros quesitos como:
" se você é dono de um boteco e aceitou participar de um concurso que irá eleger o melhor buteco do Rio de Janeiro, como você pode oferecer a originalidade de “Porção de Coração de Frango”???Onde está a originalidade de um bolinho de bacalhau sem batatas, ou seja, “Pataniscas” que ficou seco por que não souberam fazer direito...???
" Vc é dono deste boteco e quer participar do concurso por algum motivo. Veja, se você for um dos 6 piores, será REBAIXADO.....isso é bem ruim, já que você quer concorrer e se acha o melhor do Rio... Vamos fazer algum petisco que valha concorrer neste que é um excelente veículo de circulação nacional, que sempre foi feito em Belo Horizonte (MG).
" O seu buteco vai analisar: aparência do petisco, sabor, criatividade, e vontade de ser o melhor...ou não? Então não concorre... só 31 foram selecionados...deixe que outros butecos mostrem criatividade. Valeu?
" Sempre digo às pessoas interessadas em participar do Programa e me dizem: a receita é muito gostosa e linda. Vale a pena. OK... “Qual é a receita??” eu pergunto... “É um peixe empanado servido com molho de espinafre. Você precisa provar, vai adorar”... “Eu tenho certeza que sim”, respondo, “mas o que tem de novo nesta receita?” “Você tem que provar...”Então, pessoa....a receita sempre é bonita e gostosa...você não vai preparar uma receita feia e ruim, nééééé??????? Qual é o diferencial? Nenhum....nééééé?????
" Vamos lá. O telespectador vai gastar dinheiro para comprar os ingredientes, vai gastar um tempo para fazer a receita e mais....., vai esperar ansiosa até o término da receita e enfim, o momento de prová-la. E as chances da pessoa se frustrar é maior do que ela se surpreender....Então...vamos pensar no gasto financeiro, no gasto de tempo e de espera e transformar tudo isso numa enorme dança através dos sentidos....nééééé??
Daniela Meira - Produtora de culinária - Programa Mais Você

Nenhum comentário: