sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Brasil e seus sabores - Parte I - Espírito Santo

Inicio hoje um quadro neste blog. Ele se chama Brasil e seus sabores e terá quinzenalmente uma culinária regional tradicional de algum estado. Pretendo completar os 28 estados, todos com informações respectivas a cada um e no final uma receita prá lá de aprovada. A ordem de aparição de cada Estado é unicamente aleatória.

Na culinária capixaba se destacam os pescados. Este Estado tem tradição pesqueira herdada dos índios que juntamente com a influência da cultura dos negros e dos europeus aprimoraram a culinária neste Estado.  Esta mistura de culturas deixou mais aguçado os 5 sentidos de cada pessoa promovendo o prazer individual reforçado pelos pratos ricos em zinco e selênio, minerais famosos por aumentarem a testosterona e conseqüentemente a atividade sexual...mas este é outro assunto.

Entre os pratos típicos mais famosos do Espírito Santo existe a torta capixaba, a muma de siri, a caranguejada e a moqueca (cuja receita especialíssima esta abaixo)  famosa internacionalmente. O nome "moqueca" define um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com os temperos e frutos do mar e, ao contrário da moqueca baiana, nesta capixaba não entra azeite de dendê e nem leite de coco.  A torta capixaba é preparada com vários frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito e é um prato feito tradicionalmente durante a Semana Santa.

A técnica de catar o caranguejo para a caranguejada é a mesma que já utilizavam os indígenas, fartos comedores de caranguejo - vai-se com lama até os joelhos e recolhe-se os caranguejos no tato e no jeito, para que os dedos não sejam mordiscados pelos fofinhos!! Nota: Muita gente confunde siri com caranguejo. Mas eles são bem diferentes. A principal diferença entre esses dois crustáceos é que o último par de pernas do siri termina em uma espécie de nadadeira, enquanto que o do caranguejo termina em forma de unha. Além disso, o siri tem, dos lados da carapaça, espinhos longos e bem afiados. E o caranguejo é mais arredondado nas laterais do corpo. O siri e o caranguejo são carnívoros. Eles usam as garras para pegar um peixe e levá-lo à boca, onde é triturado e engolido. São capazes até de quebrar a concha de um mexilhão para comê-lo. Vivem andando pelas rochas da praia, escondendo-se em frestas. Podem também viver no mangue, lugar onde o rio desemboca no mar enterrados em buracos na lama ou trepado nas árvores típicas dos manguezais. Alguns vivem entre pedras e plantas, no fundo dos rios.

siri caranguejo


O siri, crustáceo primo do caranguejo, é pescado com uma rede que parece aquele de caçar borboletas (jereré ou puçá) e que levam a isca. Para a pesca sem isca geralmente é feita à noite com luz dos lampiões.

A Famosa Panela da Moqueca

A panela de barro é, sem dúvida, uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. Desde a sua origem - nas tribos indígenas que habitaram o litoral do Estado - até os dias de hoje, a técnica de sua confecção e a estrutura social das artesãs pouco mudou. O trabalho artesanal das paneleiras sempre garantiu a sobrevivência econômica de seus familiares, como também de suas tradições. A região de Goiabeiras, ao norte da Ilha de Vitória, sempre foi o local tradicional da produção de panelas de barro. No início, o trabalho era familiar e as panelas eram feitas nos quintais das casas das paneleiras.

As panelas de barro constituem o principal elemento cultural na elaboração de pratos típicos da culinária capixaba. A moqueca capixaba, a moqueca de garoupa salgada com banana-da-terra e a torta capixaba têm de ser feitas em panela de barro, para serem autênticas. A produção é constante e todas as peças produzidas são vendidas aos turistas e à população da Grande Vitória. As vendas são feitas diretamente no galpão da Associação das Paneleiras e caso você se interesse, vale conferir (27-3327-0519), em Goiabeiras, e nas lojas de artesanato

MOQUECA CAPIXABA

Ingredientes:
- 1 kg de peixe (badejo, dentão, robalo, papaterra, dourado, namorado ou cherne) cortado em postas largas
- suco de limão para passar nas postas
- água e sal para deixar as postas de molho

- 3 dentes de alho descascados
- 1 cebola média picada
- 1 maço de coentro picado
- 1 maço de cebolinha verde picada
- 4 tomates
- sal a gosto

- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva

- fio de azeite
- suco de 1 limão

- 3 colheres (sopa) de urucum
- 2 colheres (sopa) de óleo

Modo de Preparo

→ Em uma tigela coloque as postas de peixe (de sua preferência) e lave-as bem com suco de limão. Depois coloque água até cobrir as postas junto com um pouco de sal. Deixe descansar por 40 minutos.

→ Em um pilão (ou bowl) coloque metade do alho, da cebola, do coentro, da cebolinha (picados), do tomate e sal a gosto e soque bem formando uma pasta (como se estivesse fazendo um curry verde).

→ Esfregue bem, no fundo de uma panela de barro, 2 colheres (sopa) de óleo e 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Depois passe a pasta (que você socou no passo 2) no fundo da panela, besuntando-a bastante.

→ Retire as postas de peixe da água com sal e limão e passe-as, de um lado e do outro, nos temperos da panela e vá ajeitando-as no fundo, de modo que não fiquem sobrepostas, mas sim em uma camada só (para isso é bom verificar o tamanho da panela de barro que você tem ou que você vai comprar)

→ Coloque a outra metade do alho, da cebola, do coentro, da cebolinha e do tomate e coloque nesta ordem por cima das postas de peixe. Regue com um fio de azeite e suco de 1 limão e deixe tudo descansando por 40 a 60 minutos.

→ À parte e em uma panelinha em fogo médio derreta 3 colheres (sopa) de urucum em 2 colheres (sopa) de óleo.

→ Na hora de levar as postas ao fogo para cozinhar, despeje um pouco do urucum derretido por cima da moqueca e quando começar a ferver, acerte o sal. DICAS: Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela sem tampar. Deixe no fogo alto por 20 a 25 minutos. OUTRA DICA: Balance, de vez em quando, a panela com o auxílio de um pedaço de pano grosso, para que as postas de peixe não grudem no fundo da panela.



foto:felipeozores.files.wordpress.com

→ Sirva com arroz branco, um pirão e aquele molho de pimenta!!

fotos:
- menino catando caranguejo - desastrelandia
- indios pescando - purl.pt



Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você



Nenhum comentário: