domingo, 27 de dezembro de 2009

Siga seu Rumo

Pimpinela. Quando você ouve este nome o que vem à sua cabeça?


A primeira coisa em que penso é naquela dupla argentina de irmãos cantores (Lucia e Joaquin Galan) que fez sucesso nos anos 80 com a musica "Siga seu Rumo"
Eu também poderia pensar na erva doce (Pimpinela anisum) muito utilizada para fazer chá para acabar com as cólicas dos bebês, mas....

 Existe uma lenda carioca que fala de uma moça, chamada Pimpinela, que andava por várias ruas da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (hoje somente Rio de Janeiro) e principalmente nos arredores do Terreiro do Paço vendendo café. Quem provou assegura que ela fazia o melhor café torrado da cidade e até que ela deveria guardar algum segredo pois seu café se distinguia dos outros pelo aroma, sabor e cor.

Muito bem. Existe um local, no aeroporto Santos Dumont (RJ), ao lado da porta de embarque, no 2º piso, que é parada obrigatória para quem tem uns minutos até o embarque.Lá você pode comer um lanche, tomar um chá gelado (tipico do carioca) e tomar um Café Pimpinela. Sim, o café servido neste local (Pátio Pimpinela) é bom, vale dar uma paradinha e prová-lo, mas o que me encantou mesmo foi o pão de queijo.
Uma tarde desta semana eu cheguei ao aeroporto mais cedo e mesmo ja tendo almoçado, resolvi dar uma paradinha e tomar um café. O local estava abarrotado de pessoas que dali a pouco iriam seguir seus rumos, acompanhadas, sozinhas, com notebook ligados para lerem os ultimos emails antes da partida, namorados tomando o último suco antes de se despedirem e eu, quando de repente, a funcionária do local veio com bandejas recém-saídas do forno, cheias de PÃES DE QUEIJO. Mas não eram simples pães de queijo.


Eram os PÃES DE QUEIJO que me deixaram com os olhos estaticamente abertos, acompanhando aquela dança da funcionária com a bandeja cheia, abrindo o balcão de salgadinhos, para delicadamente posicioná-los no melhor local para serem apreciados, reverenciados e com certeza desejados serem mordidos.Não resisti!
Fui ao caixa (no lado oposto) e pedi. "Um pão de queijo, por favor". Me deram a ficha e voltei à vitrine dos desejos. A mocinha pegou minha ficha, abriu a portinha do balcão e pegou aquela preciosidade. Colocou-o em um pratinho branco sobre um guardanapo branco e me entregou. Fiquei por um tempo admirando aquela obra de arte e pensando por que aquele pão de queijo me chamou a atenção. Não sei....
Dei uma mordida e confesso com medo de me decepcionar com o sabor, mas isso não aconteceu. Esse pão de queijo é tão gostoso que me fez dedicar um post unicamente para falar dele.


Vale conferir e boa viagem seja qual for seu rumo.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

2 comentários:

Renato Saavedra disse...

Nossa Daniela, que delicia!!! Fiquei ate com vontade de comer esse pao de queijo...

Ano que vem, quando eu for ao Brasil eu vou passar por la e vou provar um, ou dois, ou tres...

Sigo seu blog a diario, desde aqui de Madrid.

Um abraço e Feliz 2010!

Renato

BARRACA DAS BAIANAS disse...

dani este seu blog é mesmo uma maravilha, ja mim lembrei de varias coisas aqui da minha infancia rsrrs, poe exemplo agora.
lá na bahia tem uma marca de café que se chama BEMDENGÒ e o comecial na televisão fala assim: ( café bemdengó aquele que desce suaaaveee no gogó ) rsrsrsr é ilária kkk beijos linda.