quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cracóvia ?????????

CRACÓVIA – (cidade ao sul da Polônia)
A cidade que por quase seis séculos foi a capital polaca é hoje essencialmente estudantil. Milhares de jovens de todo a Polônia e de outros países, incluindo o Brasil, vêm estudar na cidade que abriga a sexta universidade mais antiga do mundo. Cracóvia escapou da destruição da Segunda Guerra Mundial.
A visita a Cracóvia pode começar pelo Rynek (praça do mercado) tombado pela Unesco como Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade. Diz-se que é a maior praça da Europa. O lugar parece ser bem grande e durante o dia é ocupado por barracas com flores, artesanato e comidinhas de rua. Na praça ainda tem a Torre da Prefeitura, uma relíquia da antiga sede municipal, estátuas e o Sukiennice, um prédio que lembra a época medieval (ui). O lugar em 1875 passou por uma reforma completa que lhe deu uma aparência veneziana e lá dentro você pode comprar coisasinhas para levar para casa como bonecas e roupas típicas, rendas, jóias de âmbar e trabalhos em madeira....

MAS

Não é dessa Cracóvia que eu estou falando...Em uma das minhas idas ao Paraná, conheci uma cracóvia de comer! Os ucranianos (a Ucrânia é um país que faz divisa com a Polônia) que chegaram ao Paraná no final do século XIX deixaram em Prudentópolis, (cidade a 208 quilômetros de Curitiba), marcas que fazem o município não ser conhecido apenas pelas suas belezas naturais mas também pela produção de cracóvia (marca registrada de Prudentópolis). A cracóvia é um embutido com diâmetro maior do que o do salame comum, produzido por meio de técnicas de defumação em forno à lenha e tem referência na cidade polonesa onde nasceu o papa João Paulo II. Numa adaptação do embutido original ao paladar brasileiro, os ucranianos que se instalaram no Paraná desenvolveram uma iguaria menos seca.
Se você estiver no Paraná, tente comprar uma cracóvia. Abra uma cervejinha e corte fatias do embutido. Aprecie este petisco que passou por muitas histórias até chegar aqui. É diferente do salame, acho que mais suave, mas tem um sabor rústico...defini bem?



Daniela Meira – produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: