quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sob Pressão

Você está com calor? Pois é. Eu estou aqui no RJ, onde a sensação térmica pode chegar a 50º C. Depois do tsunami, o mundo ficou muito diferente. Mais quente e nossa cabeça fica com uma pressão enorme. E para refrescar, fui com meu amigo Marcio Moreira (chefe de cozinha do Mais Você) em uma chopperia aberta e popular aqui no Rio de Janeiro.
Digo popular, pois você pode chegar do jeito que estiver, pede um chopp, um petisco e fica jogando conversa fora sem ter hora para sair. Assim é o Na Pressão Chopperia, uma rede com 5 lojas no Rio (vão abrir outra na Lapa). Fomos na loja do Shopping Nova America (Av Martin Lutter King, 126 lj 12) descarregar a pressão da temperatura alta e papear um pouco, já que o ano começa hoje (depois do carnaval) e temos muitas idéias para os próximos meses. Estávamos com fome, então resolvemos atacar logo o cardápio que é composto por 5 categorias (caldos, petiscos, pizzas, pratos principais e guarnições).
Dentre picanha, filé mignon na pressão, ao molho mostarda e file de frango a parmegiana escolhemos, eu, a delicia de frango (filé de peito de frango grelhado e fatiado acompanhado de talharim e um molho a base de creme de leite, vinho branco e suco de limão) , e o Marcio preferiu o mignon a parmegiana (200 g de filét mignon empanado e servido com molho de tomate e queijo derretido acompanhado de batata frita e arroz). Pedimos. Chopp prá cá, chopp prá lá, muita gente zanzando de um lado para outro...Os pratos vieram. Bom, as fotos ficaram bacanas, estávamos com fome, já era tarde...comemos, e...
Depois que a lei antifumo entrou em vigor de verdade, proibindo qualquer tipo de cigarro, cigarrilhas e afins que produzem fumaça serem utilizados em ambientes fechados ou não (vide estacionamento de shopping centers que mesmo descoberto é um local onde o fumo é proibido pois tem circulação de pessoas) os ambientes ficaram mais limpos e leves, sem dúvida. Pois bem, chopp gelado na caneca, pedido feito e ambiente livre de fumaça....mas...OPA!!!!!! O que é aquilo????? perguntou o Marcio, "Que fumaça é aquela?" . Na chopperia, ao lado de uma fofinha que havia pedido picanha fatiada, existia uma fumaça encobrindo as pessoas!!! E o fogareiro ao lado dos clientes em mesas próximas!! Peguei minha máquina e comecei a fotografar "Por que o garçon largou o fogareiro assim que viu que eu estava fotografando???" perguntei ...
Onde está a lei antifumo(aça) que proíbe pessoas a fumarem em ambientes abertos e ao mesmo tempo liberam fogareiros em ambientes apertados que expelem as tais fumaças carcinogênicas e maléficas à saúde?? Nesta chopperia, mesmo que aberta, a fumaça rola solta. Não a dos cigarros, que eu não vi nenhum, mas a dos fogareiros. O cliente pede uma picanha fatiada e ela vem neste fogareiro para grelhar e vai soltando fumaça (claro, é tipo churrasquets) para todos os lados. E você pode até fazer cara feia, que nada irá acontecer.
Eu pergunto: já que não existe lei para isso, por que não dividem o estabelecimento em FUMAÇA e NÃO FUMAÇA (tipo fumantes e não fumantes que existiam até pouco tempo atrás) e as pessoas que queiram comer uma picanha ou churrasquets, entra no local FUMAÇA.

Os outros que estão perfumados e marcaram encontro pela internet na chopperia fica no setor NÃO FUMAÇA. 

Por que é permitida esta fumaça? Gostaria REALMENTE de saber.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

BARRACA DAS BAIANAS disse...

oi minha flor que saudades!!! eu te mandei um email um pouco deprimido mais não leve mais em conta ok? ja estou bem graças a deus e cheia de gás novamente lá no meu cantinho das baianas ta tudo indo as mil-maravilha estou cheia de novidades pra te contar mais se for falar tudo aqui não vai dar né rsrsrs, e em relação a esta fumaça desta choperia q vc foi, aqui na rocinha tem um restaurante q afff!!! o nome é VARANDAS eles servem picanha na brasa e a fumaça é tão hororosa q se fosse em outro bairro com certeza o corpo de bombeiro ia parar na porta pensando q era incendio kkkk e detalhe vc tem q entrar bem devagarzinho pra não escorregar porq o chão é gordura puraaaa é péssimo o ambiente e eles acham q é o mais chic aqui do bairro só anda vazio é mole? mais em fim fazer o q né, um beijo e estou com muitas saudades.