segunda-feira, 1 de março de 2010

O melhor Pão de Açúcar do Rio de Janeiro

No dia do aniversário do Rio de Janeiro (445 anos hoje), uma chuva que não parou um minuto sequer. Vento frio, pessoas com calças compridas, andando com casacos leves. Uma cena incomum nesta cidade que há 1 semana estava debaixo de um calor de mais de 40º C. E com este frio sabe onde fui parar? No Bondinho, no Pão de Açúcar!! Fui verificar o vencedor do 1º Concurso que elegeu, hoje, o pão que representará o Pão de Açúcar!!!! Assim como Paris tem seus croissants, Lisboa tem seu pastel de Belém e Nova York é simbolizado por seus muffins, o Rio de Janeiro finalmente ganhou um pão que traduz a cidade e um de seus mais famosos pontos turísticos. A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e o Sebrae/RJ, com patrocínio da Souza Cruz, promovem um concurso inédito que elegeu o “Pão de Açúcar do Rio”.
Para colocar a mão na massa, chefs padeiros com atuação de destaque na capital foram selecionados pela curadora, a jornalista Alice Granato. Participam do projeto casas consagradas do Rio como Garcia & Rodrigues, Escola do Pão, Brasserie Rosário,Talho Capixaba, Le Pain du Lapin, Casa da Táta, Traiteurs de France, Canto do Pão além de tradicionais padarias de bairro, como a Paneteria Degustações, no Méier.
As criações levaram desde massas orgânicas até o uso de frutas tropicais como banana e côco.

O ganhador foi o chef Christophe Lidy, do Garcia & Rodrigues, um fofinho francês, que está no Brasil há 20 anos, casou-se com uma brasileira e escolheu a massa folheada para sua criação, e o que achei mais interessante é que nesta massa ele coloca guaraná em pó...sabe por que?? SEGREDO!!!!! Esta massa ele conseguiu reproduzir em miniatura as formas dos dois morros com recheio de compota de maçã e por fora, crocante de castanha de caju com açúcar. UMA DELÍCIA!!! A responsável pela Casa da Táta, Marta Jubé, fez um pão com massa de mandioca, arroz cozido e um pouco de açúcar. Edvaldo Rodrigues, da Paneteria Degustações, criou um bolo de proporções avantajadas e com reprodução do Morro da Urca e do Pão de Açúcar. A Clécia Casagrande, da Escola do Pão, ficou trazendo vários pãezinhos quentinhos (aproveitou o vento frio que estava fazendo lá em cima) para os convidados. Com uma experiência de mais de 30 anos em pães, nesta massa ela utilizou como base o pão-brioche e sua produção pode tanto ser usada para pães doces quanto para pães salgados. Luiz Alberto Abrantes, do Talho Capixaba, criou uma massa com farinha zero, rústica e com recheio de figos em calda de nozes. Philippe Brye, da Traiteurs de France, utilizou para sua receita massa de brioche. Zelmar Riccetto, da Le Pain du Lapain, fez uma massa leve com crosta de açúcar orgânica, recheio de farinha de castanha com côco e compota de banana. Já Frederic Monnier, da Braserie Rosário, fez uma massa de açaí, com raspa de limão e anis. A Jurema de Candia, da Canto do Pão, fez uma criação 100% integral, livre de açúcar e gordura e assada na pedra. A massa do pão leva banana passa e castanha-do-pará caramelada no mel e especiarias. E sabe o que ela faz, além de fazer pães há 2 anos???? ELA CANTA...E CANTA COM O REI!!!!!!
Um júri formado por 20 integrantes, entre jornalistas e conhecedores da área, chefs de cozinha, formadores de opinião e cariocas ilustres se reuniram no Morro da Urca no dia 24/02 (quarta-feira) para conhecer as produções realizadas pelos padeiros para o concurso. Foram avaliados critérios como ineditismo, sabor (doce ou salgado), textura, apresentação dos pães e também o pão com maior inspiração no cartão-postal. As opiniões dos jurados representaram 70% de peso na decisão pelo melhor pão. Os outros 30% foram por voto popular pela internet, através do site. A votação foi feita até o dia 28/02 e hoje (1º de março) às 20h30 foi revelado o pão vencedor.
“Com o evento, o ganhador terá sua receita reproduzida em diversas padarias da cidade e ainda terá a honra de ter criado o pão mais carioca do Rio”, afirma Maria Ercilia Leite de Castro, diretora geral do Bondinho Pão de Açúcar.

O pão vencedor, com a assinatura do chef ganhador, será vendido em padarias do Rio certificadas pelo Sebrae - que atualmente está capacitando 30 micro e pequenas empresas panificadoras - e comercializado nos pontos gastronômicos do complexo turístico.

O Sebrae/RJ vê no concurso “Pão de Açúcar do Rio” a oportunidade de profissionalizar ainda mais o ramo de atividade na cidade. “O Estado do Rio tem aproximadamente seis mil padarias e o concurso é uma das ações do projeto de panificação e confeitaria do estado do RJ que tem como foco fortalecer as micro e pequenas empresas panificadoras do Estado do Rio de Janeiro e é uma chance de ouro para que elas se capacitem a funcionar com foco nas melhores práticas do mercado”, afirma Renato Regazzi, gerente da Área de Desenvolvimento Industrial do Sebrae/RJ.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você




Nenhum comentário: