terça-feira, 13 de abril de 2010

ACHACHAIRU para você também!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Da mesma família que o bacuri, o achachairu é azedo e doce. Você pega uma frutinha desta, dá uma dentada só para partir a casca e chupa a semente, que está envolvida por uma película branca deliciosa. Mistura de jabuticaba com bacuri...
É o Brasil e seus sabores. Nesta semana estive com o chefe Beto Pimentel (na foto abaixo com o confeiteiro do programa Adérito Alves) e ele trouxe esta frutinha e outras tantas, uma mais exótica que a outra que ele cuida diariamente em seu pomar.
Aos poucos eu percebo que quanto mais eu sei, mais eu desconheço...
Claro que estas frutas exóticas têm lá suas propriedades nutricionais, que comidas nas suas devidas proporções fazem bem à saúde, podem previnir doenças e etc, que todos sabem. O que vem da terra SEMPRE faz bem, na medida do equilíbrio sempre. É só a gente observar a natureza. Equilíbrio é o que eu vejo nas cores, nos sabores e se tivéssemos uma pequena parcela de humildade na vida e assumir que desconhecemos o local onde vivemos, talvez ai a gente pudesse olhar as árvores, folhas, frutos e sementes como uma farmácia natural.
Bom, o achachairu já está sendo comercializado na CEAGESP, mas infelizmente não são vendidos para todos. É muito apreciado na Bolívia e na região amazônica de um modo geral. O Beto tem um pomar com centenas de árvores destas e claro, no restaurante dele, PARAÍSO TROPICAL, os pratos (TODOS) são feitos com alguma frutinha para dar aquele toque diferente deste amante da natureza.
A casca desta fruta é firme como a da jabuticaba, que tem que ser estourada nos dentes. Como o bacuri e o mangostão, a polpa é solta da casca. Branquinha, suculenta, saborosa e pouca e por isso comi 39 numa sentada só....A outra variedade, miúda, tem casca mais molinha e pode ser comida inteira, que não amarra a boca.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

Mariana Arcari disse...

Olá, estava visitando alguns blogs e encontrei o seu. Gostei muito e estou te seguindo. Tenho um blog sobre nutrição, dá uma olhadinha lá também...

;]