quinta-feira, 15 de abril de 2010

Este coco você já comeu?

Para quem gosta.....coco....sim, coco fruta....Talvez uma das frutas mais utilizadas na culinária mundial. Não é privilégio nosso este ingrediente. Usado de norte a sul do país, ele também está presente na Índia, Tailândia, China, África Central e do Sul e claro, na Europa.

Segundo a definição - Coco, côco, coco-da-praia, coco-da-índia ou ainda coco-da-Bahía é o fruto do coqueiro. É um fruto seco simples. A casca é fibrosa e existe um "caroço" interno. Este endocarpo duro tem três poros de germinação que são claramente visíveis na superfície exterior, uma vez que a casca é removida. É através de um destes que a pequena raiz emerge quando o embrião germina. E quando o embrião germina....fica assim. Conhecida também como broto do coco. É esta polpa gordinha, macia, que dá para comer de colher, bem branquinha, que segundo dizem, é a água de coco solidificada...Huuummm, para quem gosta...um prato feito!
Na internet pode-se encontrar muitas receitas feitas com esta parte do broto do coco e é muito utilizada na culinária viva!!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: