Mais de 80 restaurantes já inscritos...A pouco menos de um mês para o início da 2ª Edição do Rio Restaurante Week, ao menos 81 restaurantes já estão se preparando para a segunda versão carioca desse que é um dos maiores acontecimentos gastronômicos do mundo. Na primeira edição do Rio Restaurant Week, em maio do ano passado, 60 restaurantes de diversos estilos e etnias agitaram a gastronomia da cidade, que abraçou a idéia com muita animação.
Conhecidas casas que fizeram sucesso na 1ª edição do Rio RW já confirmaram sua participação como: Nam Thai – que traz a sua exótica cozinha tailandesa, o La Pasta Giala, de Sergio Arno, com sua cozinha italiana; a deliciosa pizzaria Stravaganze, em Ipanema; o grupo Gula-Gula com dez casas; o Sawasdee, com suas delicias tailandesas (do meu amigo Chefe Marcos Sodré) e o destacado Vizta, localizado no hotel Marina Palace do chef o Felipe Bronze e vários outros que se preparam para essa nova maratona gastronômica. Entre os restaurantes que participam pela primeira vez do evento estão o Real Astoria com um amplo cardápio de frutos do mar e uma bela vista do Pão de Açúcar; o Fiammetta que além de pizzaria oferece um delicioso Buffet Mediterrâneo, entre muitos outros.
O Rio Restaurant Week é uma grande oportunidade para os cariocas conhecerem a gastronomia de alguns dos melhores restaurantes da cidade a preços promocionais. O objetivo do evento é movimentar os restaurantes em épocas de baixa temporada, ajudar as casas na conquista de novos clientes e criar um movimento turístico em torno da gastronomia de cada cidade. O desafio que o evento impõe aos restaurantes é o de preparar cardápios diferenciados com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo, igual em todas: almoço por R$ 27,50 + 1 e jantar por R$ 39 + 1 (couvert não incluso). Este um real acrescentado à conta será destinado a uma importante entidade beneficente, como ocorre em todas as cidades.
Quem trouxe o Restaurant Week para o Brasil foi o empresário de gastronomia paulista, Emerson Silveira, inspirado em sua paixão pela gastronomia e conhecimento do evento de Nova York, onde viveu 12 anos. Emerson acreditou que o projeto poderia unir duas forças importantes no país e ainda pouco exploradas - o turismo gastronômico - começando o seu trabalho por São Paulo, cuja gastronomia pode ser igualada a de cidades como Paris, Roma e Nova Iorque.
O Sucesso da 1ª edição do Rio Restaurant Week
A 1ª edição do evento na capital carioca teve a participação de 60 casas, que permaneceram lotadas durante as duas semanas do evento. Essa grande movimentação desta edição surpreendeu as mais positivas expectativas dos participantes.
Para a Ana Beatriz, do restaurante Manekineko, o evento não só atraiu novos clientes como também proporcionou a oportunidade de colaborar com a campanha social e trouxe um resultado satisfatório para a casa. Já a Isabelle, do Sawasdee, um dos maiores sucessos da edição, afirmou que o Rio restaurante Week serviu para difundir a culinária tailandesa e mostrar, em um curto tempo, para um considerável número de clientes, o excelente trabalho da equipe do Sawasdee.
Cidadania
Mas, além dessa intensa movimentação que o Restaurant Week provoca o evento também atua com força no que diz respeito à cidadania. A entidade carioca que vai receber essa grande ajuda será o Projeto Crescer e Viver, uma organização sem fins lucrativos que associa a cultura e as artes circenses a conceitos pedagógicos, desenvolvimento integral e inclusão produtiva de crianças, adolescentes e jovens das classes populares, visando impactar na formação de uma geração capaz de realizar transformações em suas vidas.
Ao visitar os restaurantes do evento, verifique se o restaurante esta solicitando sua doação. O restaurante é o responsável de somar suas doações e fazer o depósito direto na conta do Projeto.
Futuros chefes na cozinha
Uma das novidades da edição deste ano é a participação de alunos de Gastronomia da Estácio, curso que conta com chancela exclusiva da Alain Ducasse Formation, escola fundada por Alain Ducasse, mestre da culinária francesa contemporânea. Pelo menos 26 restaurantes vão oferecer estágio a esses estudantes, que durante 2 semanas terão a oportunidade de conviver com grandes chefs e aprender sofisticadas técnicas. Entre os restaurantes que já confirmaram que vão abrir as portas aos alunos estão: Caroline Café, Skylab (Hotéis Othon), Wasabi Sushi, Opium, In House Café Bistrô, Domenico, Gabbiano.
Apoios e Patrocínios:
A 2ª. Edição do Rio Restaurant Week tem o patrocínio da Sodexo e do Grupo Schincariol, representado pela cerveja Devassa, além do apoio da Nespresso, da SindRio e da Faculdade Estácio – Alain Ducasse que oferece curso de Gastronomia.
O site do evento apresentará a lista de casas participantes com seus cardápios e horários de funcionamento. Importante observar que os restaurantes podem escolher em que horário querem participar: almoço ou jantar ou nas duas refeições.
Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você
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