terça-feira, 8 de junho de 2010

Adoro comer Stinco!

Você sabe fazer Stinco?? Saiu uma matéria muito bem feita esta semana no Bom Gourmet (Curitiba) que diz que Stinco quer dizer canela, em italiano. O corte de aproximadamente 10 centímetros é feito da ponta da paleta do cordeiro e preparado inteiro, com osso. O prato, tradicional na Europa, ainda é pouco conhecido por aqui.

Neste frio (que já chegou!!) eu acho que a combinação de polenta com carne é ultra em cima. E eu adoooooooooro polenta, bem molinha (e que me salvou de uma gripe forte que estava querendo me pegar nesta semana!) acompanhada de uma carne... Esta receita abaixo, do chefe, vem bem a calhar. Vale tentar, degustar e se refastelar! Ah, não esqueça o bom vinho tinto, um ambiente relax e se possível uma boa companhia.
Então, para se ter uma noção do stinco, a receita do chefe Marcelo Magaldi (paulista, chefe de confeitaria do Grupo Fasano)

Ingredientes - Stinco
8 peças pequenas de stinco de vitela (panturrilha da vitela)
50g de cenoura
50g de salsão
50g de cebola
150ml de vinho branco seco
150ml de vinho tinto
2 ramos pequenos de alecrim fresco
2 ramos pequenos de tomilho fresco
3 folhas de louro
2 dentes de alho
50g de manteiga sem sal
50g de azeite extra-virgem
1 litro caldo de carne (brodo)
100g de farinha de trigo
Sal e Pimenta-do-reino moída a gosto

Para a polenta
200g de sêmola de milho
1 litro de brodo
100g de manteiga sem sal
100g de parmesão ralado

Modo de preparo - Stinco
Tempere os stincos com sal e pimenta a gosto. Passe-os na farinha e frite-os com metade do azeite e da manteiga. Reserve. Refogue em uma assadeira, em fogo médio, o restante do azeite e da manteiga, o salsão, a cenoura, a cebola e as ervas picadas. Junte o stinco, adicione o vinho branco e o tinto e deixe evaporar pela metade. Coloque em uma assadeira alta e junte o caldo de carne. Cubra com papel alumínio e asse em fogo médio por 50 minutos. Descubra e deixe no forno para mais 15 minutos.
Retire a carne, peneire o molho e junte novamente a carne (no molho peneirado). Na hora de servir, coloque duas peças no centro de cada prato (mais detalhes abaixo).

Polenta
Numa panela coloque o brodo e deixe ferver. Junte aos poucos a sêmola para a polenta, mexendo sem parar. Diminua o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente então a manteiga e o parmesão e acerte o sal (se necessário). Deixe ferver por mais cinco minutos e pronto.

Montagem do prato
Sirva o stinco em pratos individuais, dois por porção, guarnecidos de seu próprio molho e de polenta mole.

Rendimento: 4 porções

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

2 comentários:

Julia disse...

Sabe que polenta foi uma das coisas que eu não comia de jeito nenhum e depois que comecei a trabalhar com gastronomia experimentei em alguns restaurantes e passei a gostar?? Ela realmente é um ótimo acompanhamento no inverno!! Nunca comi Stinco. Vou procurar pela cidade! ;) Não me aventuraria a fazer um desses na cozinha. Tem que ser um passo de cada vez. rs
Beijos!!

BARRACA DAS BAIANAS disse...

vc tem que vim aqui no meu cantinho comer uma vaca atolada com polenta bem molinha é uma delicia vc vai adorar rsrsrrs,beijos.