quarta-feira, 30 de junho de 2010

O melhor petisco do RJ.....

Depois de mais de 25 butecos.... de muitos petisocs diferentes, de histórias e sabores.... eu, Daniela Meira acho que o melhor petisco é o 20 Comer...do Bar 20, em Ipanema (Av Henrique Dumont, 85 lj B - RJ).
Bar Vinte, assim chamado porque a Rua Visconde de Pirajá se chamava Rua Vinte de Novembro e havia um "Bar Vinte de Novembro" naquele local em que o bonde fazia a volta, literalmente, mais ou menos no lugar onde espetaram o obelisco. Ali já houve um posto de gasolina e há mais de 50 anos, era tratado como se automóvel fosse, tomando uma ducha ao voltar da praia. Era a época em que só havia casas e pequenos prédios em Ipanema.



A história é a seguinte... o bar fica em uma praça e por isso a calçada é bem larga. E aqui no RJ, os butequeiros de plantão colocam aqueles barris de chope (às vezes cheios e outras vezes vazios) no chão e sobre os barris colocam um pedaço de madeira. Madeira bem cortada, de fino trato... pronto. A sua mesa já está posta. É neste cenário que são servidos os petiscos, as cervejas mega geladas, as caipirinhas...e o papo rola solto. Papo sobre qualquer coisa. O que importa é petiscar, beber e falar. E neste clima fui ao Bar 20, em Ipanema. Era sábado de sol, sentei-me em um banquinho e pedi o petisco concorrente e o petisco Doritos. O dono veio atender. Veio atender por que ele também atende, bate papo, sugere o melhor do próprio bar ou do melhor petisco que a esposa dele faz. Sim, quem comanda a cozinha do buteco é a  esposa dele. ... E comanda muito bem. Vou explicar.

Você já comeu algum bolinho de arroz que tivesse algum sabor? Normalmente entende-se bolinho de arroz = sobra do arroz que você não sabe o que vai fazer. Você incorpora no arroz ovo, salsinha e frita. CLARO...NÃO VAI FICAR BOM!!!!!
Então, neste caso eles pegaram o arroz já pronto, deram sabor e textura, rechearam com linguiça bem picadinha e SEM GORDURA e fritaram. O molde do bolinho é um disco pequeno, com uns 3 cm de altura. Fica fofo comer e dá vontade de dar aquela mordida. Sim. Tem muito sabor. Bolinho de arroz recheado com calabresa empanado com farofinha crocante de Doritos. Não pode dar errado...


Uma coisa eu digo.... eu volto lá para comer este bolinho novamente. E veja...eu não gosto tanto assim de bolinho de arroz!!!!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: