domingo, 22 de agosto de 2010

Dieta contra inchaço!!

Você já acordou e achou que estava sentindo um inchaço no corpo? Como se tivessem injetado algum líquido no seu corpo inteiro? Pois é. O inchaço no corpo vem da retenção de líquidos no corpo e pode ser causado por vários motivos, que merecem nossa atenção...

- Quando atinge todo o corpo pode ser problema de rins;
- Quando acontece nas articulações, muitas vezes, é reumatismo;
- Nas pernas acontece com mais freqüência durante a gravidez;
- No abdômen pode ser reflexo de algum medicamento, ou período pré-menstrual, intestino preguiçoso ou mesmo, gases...(ui!)

Por isso é fundamental consultar um nutricionista ou médico especialista para descobrir o problema e saber o que fazer. Mas você pode tentar melhorar seu estado, mesmo que não esteja se sentindo inchado hoje...
- não abusar do sal na comida. Lembre-se que todo alimento possui em sua composição SÓDIO e você não precisa de mais sódio para ficar saudável!
- não comer com muita freqüência carne derivada de porco ou alimentos processados... Sabe por que? Eles podem resultar reter líquidos pois possuem inúmeros elementos em sua formulação para que durem mais tempo e isso significa que quando ingeridos, precisem de água para serem diluídos...e daí....o corpo fica inchado!!
- outra coisa curiosa é que quando você abusa de alimentos como feijão, pão, frituras e refrigerante isso resulta na formação de gases. E gases incham!!

Mas por outro lado alguns alimentos auxiliam na eliminação desse problema por terem propriedades diuréticas e induzem o corpo a eliminar líquidos com facilidade através da urina, diminuindo o inchaço e proporcionando bem-estar.
Os diuréticos são um grupo de fármacos que agem nos rins, elevando o volume e o grau de diluição da urina. O chá verde, o suco de melancia e o aspargo verde são exemplos. O chá verde tem também efeito antioxidante, e aspargo verde é rico em ácido fólico.
Para melhorar o desempenho do intestino, para que a barriga não fique dilatada e dolorida, o ideal é optar por fibras insolúveis. Veja alguns exemplos: farelo de arroz, cereais, pão integral, batata, cenoura, espinafre e laranja.
A drenagem linfática pode ajudar também nessa luta, ela tem a função de reduzir os líquidos acumulados no organismo porque estimula o sistema linfático levando a pessoa a urinar mais. Dessa forma, diminui o inchaço e causa uma sensação de emagrecimento.
Mas uma boa dica é beber muita água todos os dias, pois ajuda na eliminação de líquidos, toxinas e sódio do organismo!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: