sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Todos os alimentos têm bactérias! Crééééédo!

Chefs franceses fizeram uma sobremesa natalina tradicional de 150 metros de comprimento, na quarta-feira, em La Défense, distrito de Paris, e entraram para o Guinness, livro dos recordes. Cada porção foi vendida por 1 euro para levantar fundos para uma entidade beneficente.
 
Muuuuito bem!

Toda vez que eu vejo uma matéria desta, mostrando uma mesa enorme, com alguma preparação em cima, preparação também enoooooorme, para ganhar destaque, seja do Guinness ou da mídia, fico imaginando quantas pessoas mexeram nesta preparação.

Quantas pessoas ficaram falando em cima deste doce natalino?
Ele estava sob refrigeração?
Deve ter dado tempo das bactérias se proliferarem, pois mesmo que este doce estiver em temperatura de refrigeração, ele demorou muito tempo para ser feito e durante este tempo, com certeza TODOS os confeiteiros foram ao banheiro alguma vez.... E eles SEMPRE LAVARAM as mãos??(Veja, não estou dizendo que confeiteiro não lava as mãos, apenas sei que durante um evento, com mídia inclusive e tempo escasso, as pessoas tendem a facilitar a vida... e ai está excluír ações que ninguém vê...). E mesmo que lavem, eles não abrem portas ou tocam nas maçanetas das portas? Que obviamente não estão limpas... Pegam no celular e passam mais uma camada de chantilly no doce!!!!

Quando a preparação é pequena, o tempo é menor de exposição do produto ao meio ambiente e este tempo menor é crucial para que não prolifere tanta bactéria. E é a quantidade de bactérias que determina se o alimento está bom para ser ingerido ou não (estou falando de qualquer preparação que esteja no prazo de validade e com correto armazenamento). TODOS OS ALIMENTOS TÊM BACTÉRIAS, mas só alguns fazem mal por causa do tipo e da quantidade. E claro, a saúde da pessoa que vai ingerir este alimento também vai determinar se a bactéria vai te levar para a cama e te possuir (crééédo..) ou se ela nem vai ter espaço no seu organismo.

Parabéns ao evento. Acho que fizeram este bolo bem feito, caso contrário teríamos muitas baixas e isso seria registrado pela mídia.

Daniela Meira – produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

Ivy Larrea Maes disse...

ADOREI A MATERIA DO PROGRAMA MAIS VOCE.PARABENS PELO TRABALHO!