segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

É hora de desintoxicar!

As festas de final de ano acabaram e chegou a hora de começar efetivamente o ano... E vamos fazer isso com o pé direito? Com o pé direito com saúde, energia e disposição? Então está na hora de desintoxicar!
Dez atitudes que vão te ajudar a começar o ano com tudo em cima!!!

1 - Evite produtos industrializados mesmo que sejam light. Eles possuem muito sódio e gordura. Abuse dos temperos naturais.

2 - Já ouviu falar em farinha de banana verde? É a nova coqueluche do verão à venda nas lojas de produtos naturais. Ela atua principalmente no intestino alimentando as bactérias benéficas ao nosso organismo e com isso os nutrientes são bem absorvidos e a fome vai embora!!!

3 - Fique amiga das frutas cítricas. Acerola, kiwi, caju, limão, banana. Elas possuem um nutriente que atua diretamente no fígado e faz com que ele elimine mais toxinas do organismo.

4 - Abuse dos alimentos crus, e se possível, orgânicos. As fibras ficam mais atuantes quando cruas e removem as toxinas como se fossem vassouras tirando a sujeira de um cômodo!!

5 - Que tal comer 1 folha de couve por dia? Ela pode neutralizar as toxinas do seu organismo. Pode ser refogada, em suco ou na salada.

6 - Abuse do chá de hibisco. Se for dificil de achar, relaxe, mas se você conseguir comprar in natura, abuse deste chá que potencializa a queima de gordura. Faça uma infusão simples com 200 ml de água quente e 1 colher (chá) de hibisco.

7 - Beber líquido nem preciso dizer, não é... Vá bebendo água, chá (sempre in natura pois os de saquinho possuem muito conservante), suco natural sem açúcar ou adoçante também vale. Evite água com gás pois pode ajudar a provocar osteoporose, ok?

8 - Outro chá que é muito bom é o de gengibre com chá verde. Ferva 1 litro de água e coloque 1 pedaço (de 3 cm) de gengibre descascado e picadinho e 3 colheres (sopa) de chá verde (vendido em lojas de produtos japoneses). Deixe abafado por 15 minutos.

9 - Sabia que maçã e brócolis deveriam fazer parte da sua dieta diariamente? Eles são fontes de antioxidantes e evitam a fomação de radicais livre (que promovem o envelhecimento do organismo e outros malefícios) e o aparecimento de doenças degenerativas.

10 - Nem preciso falar, mas vou lembrar...das fibras. Consuma alimentos ricos em fibras que vão varrer as toxinas do seu organismo.

Bom, feito isso...

FELIZ ANO NOVO!!!!! Para você e para seu organismo!

(consulta: nutricionistas Lizandri Rangan e Isabel Jereissati)

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa essa idéia de começar o ano se desintoxicando (risos). Tenho certo repúdio aos produtos industrializados, mas como não posso ter uma horta no meu apartamento vez ou outro tenho de recorrer a um, mas evito sempre. Os produtos light acho outra furada, esses eu não escolho nunca.
Sobre a farinha de banana verde acabo de ler a respeito em outro blog, é engraçado como as coisas acontecem, passei a infância inteira comendo farofa de banana verde quando ia visitar minha avó no sítio dela, em uma cidade serrana no interior do Ceará que fica a 120 km de Fortaleza, e agora já crescido sempre que comentava com alguém a respeito, tiravam chacota comigo, até vejo em pouco tempo todos eles comendo farinha de banana verde (risos), francamente viu.
Outra coisa bem engraçada, antes, há pouco tempo mesmo, ninguém queria comer nada orgânico, produtos pequenos, mirradinhos, embora tivessem o sabor verdadeiro as frutas e hortaliças orgânicas não eram preferidas por não apresentarem muito rendimento, mas agora não, todo mundo louco pelos orgânicos, nem ligam para o preço embora não muito, mas, mais caro, é justo que seja.
Detalhe para o chá de hibisco, não preparem em recipientes de alumínio, por ser altamente ácido pode reagir com o alumínio e causar algum problema de saúde. Ao contrário de se desintoxicar, você estará se intoxicando (risos).
Nunca, até então, tinha ouvido falar ou li que água com gás causasse osteoporose, também não encontrei nada a respeito, tu podes me indicar uma fonte a respeito disso?
É bom ter cuidado com a ingestão de fibras, quando em excesso pode raptar as vitaminas que o corpo precisa antes de serem absorvidas. Não é bom sair comendo alimentos fibrosos a torto e a direito achando que vão varre por completo a barriguinha (risos).
Abraço minha cara...