domingo, 30 de janeiro de 2011

Para evitar a anemia

A anemia aparece quando a concentração de hemoglobina no sangue está baixa, em conseqüência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem dessa carência.

Apesar da ausência de vários nutrientes contribuir para a ocorrência da anemia, a ausência do ferro é o mais importante e atualmente é um dos mais graves problemas nutricionais mundiais. Normalmente relacionada pela falta de ingestão de alimentos ricos em ferro.

E qual é a função do Ferro?
Ele é um mega nutriente essencial e atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. Normalmente se detecta que há deficiência de ferro nas pessoas através de exames laboratoriais (exames de sangue), mas, se você perceber cansaço geral, falta de apetite (não é meu caso!!!), palidez de pele e da parte interna do olho, ou das gengivas e palma das mãos, apatia nas crianças, é bom levar no médico e relatar o que você está observando.
Mas se você quiser se prevenir e usar os alimentos como seu aliado para a saúde aproveite e anote ai no seu caderno...São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixe; e mariscos crus (mas veja bem a procedência sempre dos alimentos).

Entre os alimentos de origem vegetal, temos as folhas verde-escuras (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo.
A vitamina C, disponível em frutas cítricas, e alimentos ricos em proteínas na refeição melhoram a absorção de ferro proveniente de produtos vegetais, como: brócolis, beterraba, couve-flor e outros. Aproveite e coma junto, na mesma refeição.

IMPORTANTE: Alguns alimentos podem inibir a absorção do ferro pelo organismo...mesmo que você consuma os alimentos descritos acima, se combinados a estes outros o resultado pode ser inverso...anote no seu caderninho também, assim, na hora de almoçar naquele restaurante por kilo, pegue só os que vão te ajudar na absorção.
Os alimentos que não ajudam na absorção do ferro são café, chá, mate, cereais integrais, leite e seus derivados.

Fonte: Ministério da saúde com pitacos de Daniela Meira

Nenhum comentário: