segunda-feira, 28 de março de 2011

Decifre seus desejos de comer

Qual o sabor da sua personalidade? O título original do livro é “What Flavor Is Your Personality?” do Dr. Alan R. Hirsch, chefe da Fundação Smell & Taste Treatment and Research em Chicago. Ele estudou por mais de 25 anos os desejos, escolhas de comidas e tipos diferentes de personalidades em mais de 18 mil pessoas e deste estudo surgiu este livro.

Abaixo seguem algumas dicas, que segundo a Revista Women’s Health, podem te ajudar nas horas mais terríveis diante da máquina de salgados ou no meio dos ataques noturnos à cozinha.

Quando você deseja comida salgada
Você talvez tenha uma deficiência em minerais. Estudos têm mostrado que mulheres que comem uma dieta com baixos níveis de cálcio querem comidas mais salgadas do que aquelas que comem a quantidade necessária diária deste construtor de ossos, diz o Ph.D. Michael Tordoff, um pesquisador do Centro Monell Chemical Senses na Philadelphia, (é um instituto que estuda sabores e odores). Uma possível razão: O sódio temporariamente aumenta os níveis de cálcio no sangue, o que engana o corpo fazendo ele achar que o problema foi resolvido. Mas você talvez tenha deficiência de outros minerais também. Em estudos com animais, pesquisadores descobriram que a falta de potássio, cálcio e ferro fez com que os animais em análise devorassem o sal de mesa.

O que isso diz sobre você: Você dança de acordo com o ritmo. A pesquisa de Hirsch descreve os amantes de sal como tendo um “local de controle externo”, significando que eles acreditam que forças externas, e não suas próprias ações, determinam seu destino

Quando você deseja chocolate
Você recorre ao chocolate porque o sabor lhe faz sentir-se leve — mas isso acontece porque ele estimula a liberação de serotonina, diz Hirsch. O que é basicamente um anti-depressivo em forma de sobremesa que seu corpo instintivamente procura quando sua felicidade química está em baixa e você precisa dar uma recarregada.

O que isso diz sobre você: Isso depende do tipo de chocolate que você quer:
Chocolate amargo: Você é a vida da festa, uma borboleta social e destaque no time do projeto do trabalho.
Chocolate ao leite: Você é quieto, do tipo instropectivo. Sua idéia de uma tarde perfeita é uma corrida ou uma leitura de um bom livro.

Quando você deseja comida apimentada
Se você estiver tendo problemas com calor, seu corpo pode desejar um sabor ardente para fazer você transpirar. Isso pode parecer contraditório, mas ajuda a explicar por quê a comida mexicana pode ser tão popular mesmo tendo temperos ardentes Algumas pesquisas também sugerem que pessoas se tornam viciadas em comida apimentada — as pessoas com alta pressão arterial e com rápida respiração, diz Tammy Lakatos Shames, co-autor de “The Secret to Skinny.”

O que isso diz sobre você: Você ama ordem, não gosta de perder tempo e detalhes

Quando você deseja doces
É muito parecido com o desejo de chocolate— desejar doces pode indicar que você está tentando melhorar seu humor. Ou pode significar que você está com pouca energia. O corpo absorve o açúcar refinado que é usado em doces de forma mais rápida do que qualquer outro alimento, dando a você uma energia rápida, diz Shames.

O que isso diz sobre você: Viciados em açúcar tendem a ir para um lado selvagem, diz Hirsch. Ele os descreve como hedonistas, com poucos arrependimentos. Eles também gostam de destacar-se e sentirem-se especiais

Quando você deseja doce + salgado
Seu corpo precisa de glicose e sódio para funcionar apropriadamente, então quando as células ficam lentas (e você fica cansado), você procura por “pretzels cobertos de chocolate” para acelerá-las, diz Hirsch.

O que isso diz sobre você: Você é um solitário, mas um gênio também. De acordo com os dados de Hirsch, as pessoas que pensam que batata frita mergulhada em chocolate é uma combinação dos céus tendem a ser criativas, mas fechadas, ao ponto de parecerem anti-sociais.

(fonte: msnbc.com)

Adendo sobre o cálcio:
- Para homem e mulheres maiores de 19 anos, a necessidade diária de cálcio é de 1000 mg.
- Para a gestante e a mulher que está amamentando, considera-se que existe um aumento da absorção intestinal e aconselha-se a mesma quantidade de 1000 miligramas diárias.
- No caso dos adolescentes (de 9 a 18 anos), inclusive as gestantes, aconselha-se 1300 mg.
- Com respeito aos lactantes: se estão sendo amamentados, os especialistas aconselham de 210 a 270 mg diárias durante o primeiro ano de vida. Se alimentam-se com leite artificial, a exigência é maior, de 400 a 600 mg por dia.
- Para crianças de 1 a 3 anos, 500 mg; de 4 a 8 anos de idade, 800 mg diários.
- Para as crianças maiores de 5 anos, 1200 mg diárias.

O que isso significa...

- Para satisfazer as necessidades pode-se levar em conta que o leite e o iogurte possuem, em média, 100 mg de cálcio em cada 100 g. Portanto, com dois copos de leite ou um iogurte por dia, cobre-se 50% da necessidade. Com um pouco de queijo e uma dieta variada é possível cobrir os 50% restantes (couve flor, brócolis e sardinha são mega ricos neste mineral)

Embora seja aconselhável suprir as necessidades de cálcio do organismo, com o consumo adequado de alimentos desde a infância, às vezes isto não é possível ou existe um problema de déficit específico de cálcio. Deve-se, então, administrar suplementos com controle médico e bioquímico.

(fonte: eHealth Latin America)

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: