segunda-feira, 9 de maio de 2011

Enquete respondida!

Obrigada pela participação de vocês! Eu vou aproveitar a nova ferramenta deste blog e semanalmente deixar uma pergunta no ar. Terminado o tempo, sete dias, na semana seguinte, vou responder a enquete com uma explicação, para viver melhor, ok?

A pergunta desta semana foi: Qual o período de tempo entre sua última refeição e a hora de você dormir?

As respostas foram:

8 % - 30 minutos
20 % - 1h
29 % - mais de 3 horas
41 % - variável

O que devemos saber sobre este assunto? Vamos ao que interessa.

Esse papo que diz que você deve jantar e só depois de duas horas pode se preparar para dormir, é uma verdade, mesmo que irreal. E explico por que.

A vida atual nos obriga a ter horários para tudo e para todos e, na maioria das vezes, conseguimos cumprir. Mas também nos tira o direito de observar nosso corpo e respeitar os horários dele. E é uma ilusão dizer que agora isso vai mudar e que você vai olhar mais para seu relógio biológico. Só lembramos do nosso corpo quando ele grita e dói...

Já que não vamos afirmar que vamos esperar duas horas entre a última refeição e o contato horizontal com a cama, podemos melhorar isso, recalculando a rota (!!!!) do nosso jantar. Isso é bem mais fácil e palpável nos dias de hoje, mesmo na correria.

Então, para vocês que não podem esperar 2 horas entre o jantar e a cama e seu corpo estar preparado para repousar, a dica é, escolha melhor o que consumir para não deixá-lo trabalhando à noite, e você dormir melhor.

1º - Entenda por que é importante esta última refeição!

Quando se trata de fazer uma refeição antes de dormir, o mais indicado é comer pelo menos duas horas antes de ir para cama. Isso por que depois destas duas horas, o processo digestivo terá terminado e seu corpo estará preparado para repousar. Isso vai evitar o sono agitado e pesadelos. Antes destas duas horas, seu corpo estará trabalhando, tentando digerir o que você consumiu e não haverá musiquinha relaxante que vai ajudar seu corpo a digerir, seja lá o que você tenha consumido!
E convenhamos, não combina trabalho com cama, não é mesmo? Cama é para relaxar!

Segundo Gláucia Berreta Ruggeri, médica do Centro de Saúde Ocupacional do Einstein, durante o sono vários órgãos têm seu funcionamento alterado, ficando mais lentos. O sistema digestivo praticamente pára de funcionar e é necessário tomar cuidado com o que se come antes de dormir..

Quando comemos alimentos como carnes gordurosas, frituras, massas e doces, as calorias são armazenadas no organismo sob a forma de gordura. Além disso, escolhas inadequadas antes de dormir, como bebidas estimulantes, podem atrapalhar o sono e se refletir no dia seguinte, resultando em sonolência, cansaço e até irritação.

Aquele papo dá avó, que tomar leite quente antes de dormir é bom, é bom mesmo! O leite é rico em triptofano, substância que naturalmente induz ao sono, além de aumentar a quantidade de serotonina - neurotransmissor que, entre outras atribuições, funciona como sedativo no cérebro e, portanto, também colabora para uma noite de sono tranquila e relaxante. Se você não gosta ou não pode tomar leite, escolha algo que te tranqüiliza. Abaixo uma listinha de alguns alimentos que contém triptofano. Escolha o seu!

"Para potencializar o efeito do leite morno basta acrescentar uma colher de mel", explica Gláucia. O mel é um carboidrato simples e, por isso, facilita a absorção do triptofano.

No jantar é possível adotar opções mais leves, substituindo uma refeição completa (arroz, feijão, bife, salada, frutas) por sopas, saladas e até lanches. Isso também dá para fazer, né? Não precisa ser todas as noites, mas se conseguir algumas por semana, seu corpo agradece. Quando fizer, observe sua disposição no dia seguinte, se ficou com cansaço, sono, mais ativo...Observe seu corpo.

Faça um teste. Está com fome no jantar? Mude seu cardápio. Nos primeiros dias será mais difícil você aceitar e seu corpo vai pedir gordura e carboidrato. Mas, resista!!
Sopa

Os cremes como o de mandioquinha e o de palmito são os preferidos para os dias mais frios. Também vale enriquecer as sopas com legumes, verduras e carne magra e prepará-las com azeite.

Opte por sopas naturais, sem ser aquelas de saquinho, pois contém muito sódio e estabilizantes, edulcorantes e outros “antes” da vida. Sopa é fácil de fazer e não requer muita prática!

Lanche

O melhor é prepará-lo com pão integral e incluir verduras, legumes e proteína - como atum, peito de frango ou blanquet de peru light. Para completar, suco de fruta ou mesmo a própria fruta de sobremesa.

Salada

Mescle verduras de folhas verde-escuras, como rúcula e agrião, às de folhas verde-claras, como alface, acrescente legumes cozidos no vapor e uma porção de carne magra grelhada. Para acompanhar, suco de fruta natural.

O que espanta o sono...é o que a gente mais gosta!!!

Bebidas estimulantes

Se você tem que terminar aquele trabalho para o dia seguinte, ok, use este articício. mas não faça disso seu estimulante diário.
Pelo menos quatro horas antes de dormir evite tomar chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná e refrigerantes à base de coca. Essas bebidas são fontes de xantina e cafeína, substâncias que estimulam o sistema nervoso central. Algumas pessoas, como minha mãe, toma café antes de dormir e não fica com insônia...cada caso é um caso, aproveite a semana, dê uma boa olhada para seu corpo, entenda-o e viva a favor dele! Ele pode estar tentando te dizer alguma coisa...

Alimentos gordurosos

Ingerir alimentos ricos em gordura, como molhos condimentados à noite, atrapalha a digestão e, consequentemente, o sono.

Bebidas alcoólicas

Ao contrário do que se pensa, as bebidas alcoólicas não propiciam o sono. Altas doses podem ser prejudiciais porque estimulam o sistema nervoso.

Alimentos ricos em triptofano para te ajudar a induzir o sono mais facilmente:

*Leite e derivados (ex: iogurte desnatado, queijo branco)
*Aveia
*Produtos a base de soja
*Peixes e Frutos do Mar
*Aves
*Carnes magras
*Grãos Integrais, biscoitos e massas integrais
*Leguminosas (feijões, lentilha)
*Arroz
*Frutas oleaginosas
*Açúcar mascavo
*Mel
*Frutas secas
*Banana, pinha, abacate
*Ovos
*Nozes, castanhas
*Sementes de gergelim e de girassol
*Tâmara, amendoim e peru

Obrigada por sua participação! E bons sonhos!!!



Daniela Meira – produtora de culinária Mais Você

2 comentários:

Nane Cabral disse...

Dani, pena que n vi essa enquete, mas vou participar das outras. Muito bom esse post! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com ah, tem sorteio Sazón no blog!!

Luís Celso Jr. disse...

Ficou ótima a enquete, Dani! Bjs