sábado, 4 de junho de 2011

Como você tem alimentado seu cabelo, suas unhas e sua pele?

Aproveite este findi e dê uma olhada em você. Veja os cabelos, a pele, as unhas. Pare um pouco, saia do automático e repare. Você pode fazer muito mais por você mesma e vai se sentir melhor. Os resultados são gradativos, mas certeiros.
Para a especialista, a nutricionista Karin Honorato, a beleza vem de dentro e o que se come influencia diretamente nos resultados estéticos, por isso a importância da alimentação para a beleza de cabelos, unhas e pele. Veja algumas dicas para fazer da alimentação uma aliada da beleza

Cabelos
Quando o cabelo está seco, oleoso, sem vida, quebradiço, isto significa falta de nutrientes. Mesmo sabendo que o estresse contribui para a perda da saúde do cabelo, a alimentação está relacionada à beleza dos cabelos.

A proteína, que é a base da queratina, é a principal fonte de nutrição para o cabelo e é encontrada em carnes, peixes, leite, queijos e ovos. Mas, sem uma boa digestão, não adianta comer esses alimentos. Legumes e verduras podem ajudar na nutrição. Feijões, principalmente os do tipo escuro, é excelente forma de proteína, assim como sementes, como linhaça, girassol e gergelim, e as castanhas e as nozes. Esses alimentos também possuem cálcio e ferro. Quando a mulher está anêmica ou tem deficiência de cálcio, os cabelos ficam fracos. As algas secas também são ricas em cálcio e em vitaminas do complexos B que fazem parte do cabelo.

De acordo com a medicina chinesa, a força do cabelo vem dos rins. E rins saudáveis precisam de frutas vemelhras, escuras, mirtilo, feijão e gergelim, em especial o preto, além de exemplos como amoras, uva preta. Os rins também gostam de água, chá de ervas e sucos frescos.

Unhas
As unhas devem ser rosadas, não podem ter lascas, marcas ou estarem esbranquiçadas e quebradiças. Isso é sinal de que alguma coisa no seu organismo não está funcionando bem. As unhas gostam de proteínas, como os cabelos. E de mais dois nutrientes, o enxofre, que você encontra em verduras escuras, repolho e sementes, e do potássio, encontrado na banana, na cenoura, no pepino, na salsa e em todas as sementes.

O silício deve ser consumido para ajudar na absorção do cálcio, para ajudar no fortalecimento de cabelos e unhas. O silício é encontrado no espinafre, cebola e alho. Use sem moderação a cebola e o alho no tempero. A cenoura também, de preferência crua. Três xícaras de chá de cavalinha consumidas diariamente também são muito importantes.

O zinco, presente nas sementes, nas castanhas, e as algas, é um mineral essencial para as unhas. Se você tem manchas brancas, você deve estar com deficiência de zinco e selênio.

Pele
A pele saudável deve ser sedosa, sem muito oleosidade, com brilho natural. Além das dicas válidas para o cabelo e para as unhas, é importante consumir fibras, como aveia e semente de gergelim. As fibras melhoram o funcionamento do intestino, que faz com que o corpo libere as toxinas. A pele sempre recebe um efeito ruim quando o corpo está intoxicado. Além de fibras, deve-se beber muita água. A pessoa bem hidratada tem a pele bonita. E não deixe de consumir frutas e verduras, que são ricas em antioxidantes, que inibem os efeitos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Além da água, não se esqueça o suco de frutas frescas e vegetais em geral. O suco de aloe vera, encontrado em lojas de produtos naturais, é excelente para desintoxicar o fígado.

A especialista recomenda evitar o consumo em excesso de álcool, cafeína, sal, açúcar e comida industrializada em excesso. As carnes vermelhas e laticínios também deixam resíduos de toxinas e devem ser consumidos sem excesso.
 
(fonte: EPTV)

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: