domingo, 5 de junho de 2011

O outro lado dos adoçantes que você não conhece

Se você é daquelas que diz não ao açúcar e aposta no adoçante, fique de olho, manter a saúde exige cautela. As informações disponíveis não são tão conclusivas mas sabemos que eles não são a solução para quem quer emagrecer. Mesmo que o primeiro edulcorante tem sido vendido desde 1900 é melhor pensar bem antes de fazer sua opção por algum adoçante.

Veja a comparação aqui embaixo e decida por você mesmo.

ASPARTAME

É um adoçante artificial e seu valor energético é igual a 4 calorias por grama de adoçante. Não pode ser utilizado em altas temperaturas e também se for armazenado por muito tempo. O Aspartame é 200 vezes mais doce que o açúcar.

SACARINA

Sua doçura é 500 vezes maior que o açúcar comum (sacarose). Em altas concentrações deixa sabor residual amargo e não é metabolizado, ou seja, é eliminado totalmente do organismo. Pode ser utilizado em altas temperaturas e por obesos e diabéticos

CICLAMATO
O ciclamato é um edulcorante artificial, 30 vezes mais doce que o açúcar. Tem efeito sinérgico, isto é, quando combinado com a sacarina tem um poder adoçante maior. Normalmente são encontrados juntos, e são os mais usados na área da culinária dietética. Já foi liberado nos EUA da suspeita de ser cancerígeno. Não é calórico e possui um sabor parecido ao açúcar comum. Não é metabolizado e nem perde a doçura quando submetido a altas ou baixas temperaturas.

STEVIOSÍDEO

Também conhecido como Stevia é um edulcorante natural. Adoça 300 vezes mais que o açúcar. Permitido para diabéticos e pode ser utilizada em receitas que vão ao fogo ou ao forno. Não produz cáries, não é calórico, tóxico , fermentável ou metabolizado pelo organismo

ACESULFAME-K

Tem doçura de 130 a 200 vezes maior que a sacarose. Normalmente é misturado com outros adoçantes para aumentar o poder doce e diminuir o gosto amargo ou em produtos industrializados como mistura para bolos por causa de sua estabilidade ao calor, pois suporta altas temperaturas. Em altas doses deixa um sabor residual amargo. Não é calórico e nem é metabolizado pelo organismo.

SUCRALOSE

Adoçante artificial, feito a partir de uma molécula modificada de açúcar comum (sacarose). Adoça 600 vezes mais que o açúcar. Pode ir ao fogo. Permitido para diabéticos. É aprovada pela Food and Drugs Administration (FDA) dos EUA, não é calórico e possui sabor agradável. Também não é metabolizada pelo organismo, é estável em baixas e altas temperaturas e suporta longos períodos de armazenamento. Não produz cáries.

XILITOL

Fornece 4 calorias por grama de adoçante e tem o sabor semelhante ao da sacarose, dando uma leve refrescância na saliva. É considerado um dos melhores preventivos contra cáries! Mas atenção... doses acima de 30g por dia pode causar diarréia! Também pudera... Mais de 30g por dia é sinal de carência!!!

SORBITOL

Substancia presente em algumas frutas e algas marinhas. Tem o poder edulcorante igual ao da sacarose e similar ao da glicose, não sendo apropriado a obesos e\ou diabéticos. É calórico, 4calorias por grama e ao ser absorvido se transforma em frutose no organismo e em glicose no fígado, mas não altera a glicemia. Pode ser aquecido. Atenção este adoçante aumenta a perda de minerais pelo organismo, principalmente o cálcio e pode provocar cálculos renais.


MANITOL

Poder edulcorante 70% superior com sabor levemente adocicado e refrescante. Não produz fermentação mas provoca um significativo efeito laxativo quando ingerido em doses altas. Quando absorvido estimula a secreção de insulina mas não provoca hiperglicemia. A OMS estabelece doses diárias até 150 mg por kg de peso corpóreo.

FRUTOSE

Edulcorante natural, extraído do açúcar das frutas. É importante o diabético estar compensado para usá-lo. Seu poder é 173 vezes maior de adoçar. Atenção... o excesso de frutose pode aumentar os triglicerídeos e as pessoas com problemasno metabolismo de lipídeos e gorduras devem evitá-lo. O uso prolongado pode dificultar a absorção de cobre dificultando a síntese da hemoglobina.

Faça sua escolha, e escolha bem! às vezes a gente está só acostumado a algum sabor, sendo ele agradável ou tolerável. Quem sabe a gente pode deixar o adoçante e o açúcar de lado!

(fonte: referência Revista dos Vegetarianos nº56)

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: