quinta-feira, 9 de junho de 2011

Conhaque X Cognac

Neste tempinho frio que faz em boa parte do Brasil, a época é propicia para vinhos e destilados. Dentre os destilados é comum, em São Paulo, tomar conhaque para esquentar o corpinho. Muitas vezes conhaque com chocolate! Huuuummmm!
Nos rituais de tomar o conhaque, existe uma taça própria, que fica deitada num ângulo de 45º com uma vela embaixo, para esquentar a bebida!
Estamos na semana dos namorados, por que não oferecer um drink, numa noite destas, para sua ou seu amor? É chique, elegante e diferente!
Antigamente o conhaque era servido depois da refeição como digestivo. Hoje ele é tomado no frio durante o happy hour. Eu acho que antigamente, as comilanças em palácios, restaurantes e tabernas eram meio pesadas e por isso tomavam conhaque como digestivo. Hoje ele combina bem com uma porção de amendoim antes do jantar...

Esta bebida feita de uma maneira tão cuidadosa também tem seus filhos mais caros e por isso mais cobiçados. As caixas que envolvem as bebidas são um show à parte. Elas refletem a importância do conteúdo e muitas vezes trata-o como uma jóia. E eu acho que o conhaque é uma jóia sim!

DIFERENÇA ENTRE CONHAQUE E COGNAC

CONHAQUE
É o destilado do vinho e cerca de cinco litros de vinho são necessários para fazer um litro de conhaque. O nome Cognac só pode ser usado para o produto feito nos 80 mil hectares da região demarcada de Cognac, na França.
O rótulo V. S., ou três estrelas, significa que o conhaque mais novo da composição envelheceu no mínimo três anos; o rótulo V. S. O. P., cinco anos ao menos. No rótulo X. O., não há limite oficial, mas as melhores casas utilizam líquidos com mais de dez anos.

COGNAC
Todo ´cognac´ é um ´brandy´, mas nem todo ´brandy´ é um ´cognac´.

´Brandy´ é o nome genérico para destilados elaborados a partir de frutas (qualquer fruta).
O ´cognac´, além de ser originário da destilação de vinhos elaborados a partir de uvas brancas, precisa ter origem em Cognac, região a 500 km ao sul de Paris, assim como observar as normas de vinificação, destilação e envelhecimento previstas na legislação local. O vinho passa por duas destilações e transforma-se nas ´águas da vida´ (´eaux de vie´), a serem envelhecidas em barricas de carvalho.
Desde o início do século XX, as classificações distinguem o tempo de envelhecimento:
V.S. (´very special´), no mínimo 2 anos e meio em barricas;
V.O. (´very old´)
V.S.O.P. (´very special old pale´), mínimo de 4 anos e meio de barrica; e
X.O. (´extra old´), assim como os ´Napoléon´, os ´Vieux´ e os ´Vieille Reserve´, mínimo de 6 anos em barricas.

A fim de tirar melhor proveito do ´cognac´, observe alguns cuidados:

1) prefira taças menores, cujo fundo caiba na palma de sua mão; grandes taças, ao permitir grandes áreas de contato do líquido com o ar, implicam muita evaporação e perda de aromas;
2) temperatura em torno dos 18ºC (não utilize velas ou qualquer outra fonte de calor para o aquecimento, a ser produzido somente pela palma de sua mão);
3) ao longo da degustação, o contato da taça com a palma da mão, ao permitir a temperatura do líquido subir lenta e gradativamente, faz despertar novos aromas; ao senti-los, volte a segurar a taça pela base. O tempo de permanência das sensações distingue o bom conhaque. Um X.O. pode permanecer na boca por vários minutos após ser bebido (VIP, São Paulo: Abril, n. 255, jul. 2006, p. 56).

Veja abaixo a lista dos mais caros do mundo.

10. Courvoisier L’Esprit Decanter (5.000 EUR)

9. Jenssen Arcana (5.500 EUR)

8. Hine Triomphe Talent De Thomas Hine Crystal Decanter (6.000 EUR)

7. Frapin Cuvée 1888 (6.400 EUR)

6. Martell Creation Cognac In Handcarved Baccarat Decanter (7.500 EUR)

5. Le Voyage de Delamain (7.900 EUR)

4. Hardy Perfection (12.900 EUR)

3. Remy Martin Cognac Black Pearl Louis XIII (55.000 EUR)

2. Hennessy Beaute du Siecle Cognac (200.000 EUR)

1. Henri IV, Cognac Grande Champagne (2.000.000 EUR)


Né?

(fonte de informações: Newton Freitas)

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: